Foco no PJe: Curso em formato inédito para magistrados
O 1º curso sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe), destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), será realizado nas dependências da Biblioteca Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e da ESAJ.
A coordenação é dos desembargadores Maria Isabel Paes Gonçalves e Sergio Seabra Varella e da juíza Márcia Alves Succi.
O curso tem como foco o funcionamento do PJe nas Varas Cíveis, Criminais e de Família. Noções gerais do Processamento Judicial Eletrônico e os recursos do sistema em apoio às atividades de gestão judicial serão assuntos abordados pela formação continuada inédita, que oferece 40 vagas.
O treinamento é uma parceria entre a COMAQ, a Esaj, a Emerj e a Amaerj.
Aulas
Serão 20 horas-aula, com encontros presenciais nos dias 18, 21, 25 e 28 de agosto, das 9h às 13h, realizadas na Biblioteca TJERJ/Emerj Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e na Esaj.
Ao final da formação os magistrados estarão aptos a identificar os recursos oferecidos pelo sistema PJe, o modo de manejá-las e a destinação de cada funcionalidade contemplada.
Professores e instrutores
Além da juíza Marcia Succi, integram o corpo docente os juízes Alberto Republicano de Macedo Junior, auxiliar da presidência do TJRJ; Rodrigo Moreira Alves, diretor-adjunto da Amaerj; Criscia Curty de Freitas Lopes, João Felipe Nunes Ferreira Mourão, Ana Paula Pontes Cardoso e Ana Helena Mota Lima Valle.
Doze servidores instrutores da Esaj também participarão, são eles: Ivomar Froede; Marina Carreira; Nívia de Freitas; Bruno Santos; Marcio Mendes; Aline Quintanilha; Michelle Carvalho; Cristiano Franca; Ana Paula de Carvalho; Raquel Catizano; Renato Baptista e Elizabeth Pena Borges Macedo.
Inscrições
Os magistrados podem se inscrever no curso “Processo Judicial Eletrônico – Funcionamento do PJe em Varas Cíveis, de Família e Criminal” pelo site do TJRJ, no Portal dos Magistrados, até 14 de agosto. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: emerj.difor@tjrj.jus.br
Mais de 3.900 servidores já participaram
Comprometida com a capacitação em PJe, apenas entre abril e junho deste ano, a Esaj, disponibilizou 20 turmas para a formação de servidores.
Os 32 servidores instrutores atuam em aulas síncronas, muitas delas por meio da Plataforma Virtual Microsoft Teams, em razão da necessidade de democratizar o conhecimento para aqueles que atuam fora da capital.
A Escola promoveu também o “Workshop ao Vivo – PJe Gestão”, que habilita o servidor em técnicas aprimoradas de controle e gerenciamento do PJe, incluindo o aprendizado dos mecanismos e ferramentas para a correta extração de relatórios. Esse curso foi o último a ser desenvolvido e contou com 42 concluintes.
A Esaj já ofereceu um total de 123 turmas de formação em PJe, com 3.920 concluintes.
Departamento de Comunicação Interna