“Doe Sangue”: campanha do TJRJ será dia 20 de março
Em parceria com o Hemorio, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove, no próximo dia 20 de março, quarta-feira, a campanha “Doe Sangue”, por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).
Quem puder doar, deve comparecer das 11h às 16h, no andar térreo da Lâmina III do TJRJ, na Rua Dom Manuel, nº 37, centro do Rio.
Uma única doação pode salvar até quatro pessoas, e o objetivo da campanha é manter os estoques de sangue abastecidos e salvar a vida de pacientes que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, além de pacientes com doenças crônicas graves.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário atender alguns requisitos básicos, como apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. As mulheres não devem estar grávidas ou amamentando. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados do responsável legal. As doações duram no máximo 10 minutos.
O Hemorio esclarece que não há risco de contaminação, uma vez que o material é descartável. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre, mas o procedimento pode ocorrer mais de uma vez ao ano.
Vacinas
Se você tomou a vacina contra a Covid-19, deve aguardar sete dias para doar sangue. Se tomou a vacina da dengue, aguarde 30 dias após a aplicação.
Departamento de Comunicação Interna