Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro conquista selo A3P do Ministério do Meio Ambiente
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu o selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente, pela implementação de práticas de sustentabilidade propostas pela Agenda Ambiental na Administração Pública, através da criação da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade, como a reutilização de materiais, a reciclagem e a redução do consumo e do desperdício. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
“É importante destacar que foram 165 instituições participantes. Recebemos esse selo que nos dá muito orgulho em razão da demonstração do comprometimento institucional para a incorporação de mudanças de hábitos e melhoria da cultura da sustentabilidade, e nós não teríamos conseguido isso sem a nossa Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, criada pelo presidente do TJRJ, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo”, declarou a Juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Barros.
Além do certificado, a A3P também concede o Selo de Monitoramento aos parceiros que preenchem o Sistema de Monitoramento de Responsabilidade Socioambiental da A3P (ResSoa), que permite acompanhar metas e consolidar informações. Através do ResSoa, realiza-se a compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P, como previsto no Termo de Adesão.
Trata-se de uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados pela A3P. O principal instrumento para sua institucionalização é o Termo de Adesão, celebrado entre os órgãos e instituições interessadas e o Ministério do Meio Ambiente. O Termo de Adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implementação da agenda.
Fotos: Rogério Brito
Departamento de Comunicação Interna