Autofit Section
Servidores participam de curso sobre nova metodologia de execução e estratégia institucional
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 10/06/2024 18:11

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), iniciou curso de capacitação para magistrados e servidores na metodologia OKR — Objectives and Key Results, traduzida como Objetivos e Resultados-Chave — visando à sua implementação nas áreas de planejamento estratégico, governança, e gestão de programas e projetos. O OKR é utilizado por corporações como Google, Amazon e Microsoft para aliar a os propósitos e a estratégia de empresas às ações e objetivos táticos, e traz grande agilidade para transformar essas estratégias da instituição em resultados práticos. 

O curso acontece na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e integra o Plano Anual de Capacitação da SGTEC, que abrange 36 disciplinas nas áreas de tecnologia, análise de dados, desenvolvimento de softwares, infraestrutura de ambientes de computação, inteligência artificial, e soft skills como liderança, orientação a resultados, capacidade de trabalhar sob pressão e comunicação eficaz. 

Na aula inaugural, o Secretário-Geral de Tecnologia da Informação, Daniel de Lima Haab, palestrou sobre a implementação de metodologias de vanguarda para o trabalho no Tribunal. “Estamos trazendo do mercado profissionais reconhecidos por sua excelência em capacitação nas técnicas mais atualizadas em uso por grandes corporações, para tentar implantá-las no Tribunal e otimizar toda a atuação da TI e de outras áreas da Administração nos seus diversos campos de atribuições. Queremos implementar os melhores aspectos de uma mentalidade empresarial, especialmente aqueles relacionados ao apetite por resultados e velocidade de entregas", afirmou Haab.

 

 

Ministrada pelo professor Roberto Pons, a primeira fase do treinamento abordou temas relacionados às diversas formas de planejamento e gestão e, para ele, “As OKRs vão ajudar o Tribunal a realizar seus objetivos de forma mais ágil e efetiva.”
 
OKRs
A metodologia OKR propõe a elaboração de objetivos ambiciosos e inspiradores, assim como resultados-chave, que serão utilizados para mensurar a eficiência das ações propostas, estabelecendo direções claras para alcançar e analisar as métricas de modo ágil e organizado. Ela democratiza a participação de todas as camadas hierárquicas no fomento efetivo à consecução dos objetivos estratégicos da instituição ou de seus órgãos e setores.

 


Foto: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna