Autofit Section
Secretaria de Saúde do Estado visita “Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha”
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 13/12/2024 18:37

Secretaria de Saúde do Estado visita “Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha”

Equipe da SGSUS reunida com a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Armada.

 

Representando a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Armada, visitou a “Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha”, nessa quinta-feira (12/12).

Participaram do encontro a enfermeira obstetra Abilene Gouvea, coordenadora do banco de leite perinatal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e representante da rede do banco de leite do Rio de Janeiro, e a Assistente Social do Centro de atendimento à gestante responsável pelo "Projeto Ser Mulher Gestante" sediado na Igreja Nossa Sra. do Parto, na Rua Rodrigo Silva, Sra. Iranise Muniz.

As visitas foram recepcionadas pelo secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), pelos diretores Luiz Felipe Fleury Corrêa, do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade; Cláudia de Sá Cardoso Schkrab, da Divisão de Gestão Ambiental; e Maria Teresa Guzzo Lia, chefe do Serviço de Planejamento e Implementação de Programas Ambientais (SEPIM).

 

“Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha”

Criada em novembro de 2023, a “Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha” oferece acolhimento e qualidade de vida. Pensada para auxiliar as servidoras, magistradas e advogadas a continuarem amamentando seus filhos após a licença-maternidade, está localizada na Lâmina I, sala 111B, do TJRJ. A sala faz parte do projeto “Amamentação Sustentável”, da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).

A SGSUS, por meio da Divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Sustentabilidade, idealizou o projeto "Amamentação Sustentável" com o objetivo de disponibilizar um espaço seguro e acolhedor para as lactantes. A sala exclusiva tem a finalidade de auxiliar servidoras e colaboradoras a continuarem amamentando seus filhos após retornarem da licença-maternidade.

Além disso, uma parceria com a Fiocruz possibilita que a lactante realize a doação para a fundação, que faz a distribuição e alocação do leite materno doado, encaminhando-o para bebês internados em UTIs neonatais.  Desde a inauguração, foram doados aproximadamente 10 litros de leite materno ao banco de leite da instituição.

 

Projeto "Amamentação Sustentável”

O projeto "Amamentação Sustentável” do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro foi um dos vencedores do 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, recebendo o terceiro lugar na categoria “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebeu, em novembro, a placa de certificação da nova sala de apoio à amamentação, entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O evento, promovido pela Secretaria, destacou a importância da iniciativa do Ministério da Saúde "Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta", que ajuda a cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de manter o aleitamento materno continuado por 2 anos ou mais.

 

Equipe da SGSUS reunida com a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Armada.

Equipe da SGSUS reunida com a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Armada.

 

Fotos: Diego Antunes

Departamento de Comunicação Interna