Autofit Section
Justiça ouve testemunhas na segunda audiência do caso João Pedro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/11/2022 20:27

Duas testemunhas foram ouvidas, na tarde desta quarta-feira (16/11), em audiência de instrução e julgamento do processo que apura a morte de João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos. Em maio de 2020, o adolescente foi morto com um tiro de fuzil durante operação conjunta das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. 

A audiência, que teve duração de aproximadamente três horas, foi conduzida pela juíza Juliana Grillo El-Jaick, da 4a Vara Criminal de São Gonçalo. São acusados pelo crime os policiais civis Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister.

A primeira testemunha a depor foi uma adolescente de 17 anos, amiga da vítima. Ela e outros jovens estavam na casa em que João Pedro foi baleado. A menina contou que os amigos estavam no quintal, quando ouviram barulhos de helicóptero e tiros. Os adolescentes correram para se abrigar na casa e viram os policiais chegarem pelas entradas da frente e dos fundos e atirarem. João Pedro foi atingido e caiu. A adolescente disse, também, que viu um homem, usando touca e colete, pular o muro.

A segunda testemunha a ser ouvida foi um pedreiro que trabalhava em um terreno da região. Ele relatou que, por volta das 14h, viu pelo menos três helicópteros e ouviu tiros. O homem mostrou o instrumento de trabalho aos policiais e seguiu andando, com as mãos na cabeça, em direção à casa do irmão, que fica em frente à residência em que João Pedro foi morto. Lá se trancou no banheiro, assustado com os tiros.

A pedido da defesa, outras seis testemunhas, policiais federais, serão ouvidos por carta precatória.
MG/MB