Autofit Section
Museu da Justiça recebe menção honrosa pela exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/05/2023 16:59

No dia 10 de maio, em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, durante a segunda edição do “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, o Museu da Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, recebeu menção honrosa pela exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”. Ao todo, 107 projetos foram analisados, incluindo quatro projetos apresentados pelo Museu da Justiça. Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, a premiação tem o objetivo de valorizar e difundir os bens culturais, materiais e imateriais do Poder Judiciário, preservar sua história e promover os direitos humanos.

A exposição "Tribunais do Rio de Janeiro - 270 anos: Da relação ao Tribunal de Justiça - 1752-2022", que foi organizada pelo Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA) e pelo Serviço de Acervo Museológico e Iconográfico (SEAMI) recebeu uma menção honrosa da comissão do evento. A mostra ficou disponível na sede do museu do Rio de Janeiro entre 20 de setembro de 2022 e 4 de maio de 2023 e, em breve, será inaugurada na sede do Museu da Justiça em Niterói. 

A exposição também está disponível virtualmente:
Clique aqui para acessar a página da Exposição Tribunais do Rio de Janeiro - 270 anos

 

O serventuário Gilmar de Almeida Sá, chefe de serviço do SEATA, curador da mostra, representou a Direção do Museu e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no evento, no dia 10 de maio, em Porto Alegre.