Autofit Section
Palestra sobre violência contra a mulher inicia os eventos da 24ª Semana pela Paz em Casa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/08/2023 17:28

A defensora pública Simone Estrellita apresenta palestra aos participantes dos projetos sociais do TJRJ

 

A Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) realizou, nesta sexta-feira (4/8), uma palestra sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para os participantes dos projetos sociais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, dando início aos eventos da 24ª campanha da Semana pela Paz em Casa, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de agosto.

A palestrante, a defensora pública Simone Estrellita, iniciou a conversa explicando porque é necessário que haja uma lei para proteger as mulheres e enumerou os cinco tipos de violência previstos na Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, explicando a que se refere cada uma, através de exemplos de casos concretos vivenciados por ela no Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública. 

“Briga de casal é violência e, se é violência, o Estado precisa intervir. Essa história de que em briga de marido e mulher não se mete a colher é ultrapassada e não cabe mais nos dias de hoje. A lei serve para igualar homens e mulheres no dia a dia”, afirmou a palestrante.

Simone Estrellita também explicou aos jovens que, nos casos de violência contra a mulher, a lei não oferece nenhum benefício como acordo ou cesta básica. Além disso, a mulher não pode desistir da ação após ela ter início. Falou, ainda, sobre as medidas protetivas e como elas funcionam.

SF/MB

Foto: Luís Henrique Vicent/TJRJ