Em visita ao 8º NUR, presidente do TJRJ faz balanço positivo e anuncia obras
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, com os juízes durante visita ao Fórum de Angra dos Reis
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, fez um balanço positivo de suas visitas aos Núcleos Regionais do Judiciário fluminense, durante sua passagem por Angra dos Reis, na Costa Verde, nesta sexta-feira (11/8).
“Essas visitas têm sido muito boas. Faço um balanço muito positivo. Estou tendo a oportunidade de conhecer os juízes pessoalmente, os problemas regionais e enfrentar, com os instrumentos que a Presidência me dá, os problemas apresentados e tentar resolvê-los. Com isso, estou tentando solucionar a vida dos magistrados e, por sua vez, facilitar a vida do seu jurisdicionado”, destacou o presidente do TJRJ.
Na ocasião, o desembargador Ricardo Cardozo anunciou uma série de obras nas instalações físicas das comarcas do interior do estado, como Maricá, Rio Claro, entre outras, e a construção do novo Fórum de Seropédica, uma obra de 24 mil metros quadrados.
O magistrado anunciou, também, que, até o final do ano, serão distribuídos 10 mil novos computadores de um total de 22 mil até o término de sua gestão.
Núcleo de Inteligência artificial
Entre as novidades no projeto de modernização do TJRJ implementado em sua gestão, o presidente anunciou a criação de um núcleo de Inteligência Artificial até o fim deste mês, que contará com profissionais capacitados, assim como um departamento que se dedicará exclusivamente ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).
As vagas para os cursos dessa ferramenta, inclusive, esgotaram em poucas horas.
“Foi um sucesso a adesão dos servidores e magistrados aos cursos para a ferramenta do PJe. As vagas ofertadas acabaram em pouco tempo, o que nos deixa muito felizes. E, por determinação minha, suspendi a implantação do PJe no Segundo Grau até que fique tudo certo no Primeiro Grau”, revelou o desembargador Ricardo Cardozo.
O presidente do Poder Judiciário frisou a importância de os magistrados, em todas as instâncias, se aproximarem da sociedade: “Nossa administração, além da modernização do parque tecnológico e administrativo, está também voltada para a sustentabilidade e a área social. O juiz tem de estar e, sempre digo isso, próximo à comunidade, entender e agir para mudar e melhorar a vida dos que mais precisam”.
Visita da presidente do STF e lançamento do Código de Ética dos Servidores
Em 25 de agosto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, fará uma visita ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, será lançado o Código de Ética dos Servidores do Judiciário Fluminense.
“Será uma visita de extrema importância e estamos muito honrados. A ministra Rosa Weber irá participar do lançamento do Código de Ética dos Servidores do Judiciário Fluminense, uma vez que nós, magistrados, já dispomos do nosso Código de Ética”, frisou o presidente do TJRJ.
Para o juiz dirigente do 8º Núcleo Regional (NUR) e também diretor do Fórum de Angra dos Reis, Carlos Manuel Barros do Souto, a visita do presidente do TJRJ foi produtiva.
“Foi uma visita extremamente positiva e um evento icônico pela presença em si do presidente do TJRJ, numa reunião esclarecedora, onde muitas informações foram trazidas. Informações essas que, no dia a dia, se perdem e que são de extrema importância. Ressalto também o aspecto bilateral, com o corpo de juízes muito qualificado e empenhado, que devolveu muitas demandas e sugestões relevantes”, afirmou o magistrado.
O 8º NUR compreende, além de Angra dos Reis, os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e Seropédica.
Na visita desta sexta-feira, o presidente do TJRJ foi acompanhado da presidente da Comissão de Apoio à Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves; do secretário-geral da Amaerj e juiz de Mangaratiba, Richard Robert Fairclough; dos juízes auxiliares da presidência Fernanda Xavier, Renata Guarino, Ana Paula Pontes e Alberto Republicano. A comitiva também contou com a presença dos secretários-gerais Bruno Coelho, Francisco Matias, Gabriel Albuquerque e Daniel Haab.
PF/FS/MB
Foto: Rosane Naylor/TJRJ