Presidente do TJRJ participa do IX Encontro do Consepre, em Foz do Iguaçu
Começou nesta quarta-feira (24/1), em Foz do Iguaçu, o IX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou da solenidade de abertura, que reuniu presidentes dos tribunais de justiça estaduais de todo o país. O evento acontece até a próxima sexta-feira, com a apresentação de projetos e ações e as boas práticas desenvolvidas por cada tribunal.
Na sexta-feira (26/1), após o encerramento do Encontro, será realizada a cerimônia de posse da nova Comissão Administrativa do Consepre, eleita durante o VIII Encontro, realizado em Manaus (AM), em novembro de 2023. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, tomará posse como vice-presidente de Relacionamento Institucional da Comissão.
Reeleito, por unanimidade, à presidência do Conselho durante o VIII Encontro do Consepre, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, tomará posse junto com os demais membros da comissão: a desembargadora Regina Célia Ferrari, do TJ do Acre, como vice-presidente; o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, do TJ do Rio, como vice-presidente de Relacionamento Institucional; a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, do TJ do Tocantins, como vice-presidente de Cultura; e o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, do TJ de Alagoas, como vice-presidente de Inovação e Tecnologia.
Programação do IX Encontro do Consepre
Nesta quinta-feira (25/1), acontece o workshop “NatJusGPT”, que será apresentado por Rafael Coninck Teigão, Leonardo de Andrade Fogaça e Hélio Sá. À tarde, após a reunião dos presidentes dos tribunais e dos juízes auxiliares e diretores, está previsto na programação do evento o painel “Execução fiscal – Enfrentamento de estoque e boas práticas”, apresentado por Marcelo Mazzali e Plinio Augusto Penteado de Carvalho.
Na sexta-feira (26/01), às 10h, o desembargador Ary Raghiant Neto irá falar sobre “A reforma tributária e os possíveis efeitos na gestão dos Tribunais de Justiça”. No período da tarde, será apresentada a palestra “Terceirização no Poder Judiciário. Serviços que podem ser terceirizados, modelos de terceirização já validados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e base legal”, por Vinícius Rodrigues Lopes. Em seguida, às 15h30, acontece a solenidade de encerramento do Encontro, com a participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin.
JM/FS