Esaj entrega certificados para formandos da segunda turma de pós-graduação em “Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos”
Os desembargadores Fernando Cerqueira Chagas, Ricardo Rodrigues Cardozo (presidente do TJRJ) e Sergio Seabra Varella e a diretora da Esaj Lúcia Frota com a turma de formandos da pós-graduação
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (28/8), 18 alunos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro receberam o certificado de conclusão da 2ª Turma do Curso de Pós-graduação em “Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos”, promovido pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), do TJRJ.
Da esquerda para a direita: o professor Rafael Mario Iório Filho; o secretário-geral de Gestão de Pessoas Gabriel Albuquerque Pinto; o presidente do Conselho Consultivo da Esaj , desembargador Sergio Seabra Varella; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o coordenador-geral da Pós-graduação da Esaj, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, e a diretora da Esaj Lúcia Frota Pestana de Aguiar
Ao presidir a solenidade, realizada no Auditório Desembargador José Navega Cretton, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou os formandos e não escondeu sua satisfação por constatar o interesse dos servidores do Judiciário pelo aperfeiçoamento profissional.
“Estou muito feliz em estar aqui, hoje, porque vejo todos os servidores formandos se preocupando em aprimoramento. Muitos são servidores veteranos que podiam não querer mais estudar, se atualizar. E isso é muito bonito, pois a vida exige isso da gente. Não podemos, simplesmente, cruzar os braços e achar que está bom. Precisamos estar comprometidos com a causa pública. Todos vocês que estão se formando, hoje, com certeza, são servidores dedicados e comprometidos com a formação profissional. A Esaj está cumprindo o seu papel de qualificar cada vez mais e melhor os servidores do Judiciário e, com isso, oferecer uma melhor prestação de serviços à sociedade”.
Durante a cerimônia, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo entregou certificado de menção honrosa para os seis melhores trabalhos da turma, avaliados por uma comissão da Esaj.
O presidente do Conselho Consultivo da Esaj, desembargador Sergio Seabra Varella também enalteceu o fato dos servidores não desistirem da busca do conhecimento, não importando a idade.
“Estudar mais tarde na vida exige coragem. Exige a força de alguém que entende que o aprendizado não tem idade e que o desejo de vocês se aprimorarem é uma chama que nunca deve se apagar. A jornada que vocês decidiram trilhar não foi fácil, mas, sem dúvida, uma das mais significativas de suas vidas. E isso se reflete em cada sorriso, cada olhar de satisfação que observamos em todos vocês”.
Para o coordenador-geral da pós-graduação da Esaj, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, o curso oferecido pela Escola é um dos exemplos de que a busca pelo aperfeiçoamento é o caminho para que o serviço prestado pelo Judiciário seja cada vez mais eficaz.
“A capacitação dos servidores, assim como dos magistrados do Tribunal de Justiça é fundamental para o bom funcionamento da máquina administrativa e para a prestação jurisdicional. Esse curso foi moldado pela professora Lúcia Frota, diretora da Esaj, focado na integridade ética e também na governança. A Esaj é a casa acadêmica e um patrimônio dos servidores e servidoras e esse curso representa a realização do desejo que todos e todas sejam capacitadas, através de uma especialização voltada para o interesse público”.
A diretora da Esaj, professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, também não escondeu sua alegria ao observar tantos alunos já servidores veteranos inscritos na segunda turma da pós-graduação.
“No primeiro dia de aula dessa segunda turma, devo confessar que me emocionei de uma forma muito especial, porque havia 18 servidores veteranos, que não tinham chegado no Tribunal recentemente. São servidores que têm uma vida dentro do Tribunal e que voltavam à sala de aula. Então, a nossa responsabilidade aumenta nesse momento, para que possamos entregar o que temos de melhor para eles. ”
A secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna do TJRJ, Sthefania Mendonça Rodrigues, foi uma das alunas formandas da segunda turma. Ela não poupou elogios para a equipe de professores e para o conteúdo do curso.
Maria Stella Osso, servidora da 2ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital, e Sthefania Mendonça Rodrigues, secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna do TJRJ
“Foi uma experiência extremamente positiva para mim, pois trata-se de um curso de qualidade, com uma temática muito importante, abordando a integridade na gestão pública e direitos humanos, e com uma equipe de professores de reconhecida capacidade, sem falar na dedicação de toda a equipe da Esaj que se empenhou durante todo o curso para que pudéssemos conclui-lo da forma mais satisfatória possível”.
Já para a servidora da 2ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital, Maria Stella Osso, o aprendizado que obteve durante o curso, será replicado no seu ambiente de trabalho.
“Confesso que fiquei muito surpresa com o conhecimento, segurança e qualidade de cada professor do curso. Superou todas as minhas expectativas. Todo o conhecimento que adquiri aqui, estou levando para aplicar no meu ambiente de trabalho. É um curso que fala sobre integridade e ética no serviço público que é nosso dever, mas, ao mesmo tempo, é fundamental para nossa proteção porque trata, também, dos direitos humanos, que é uma questão que vivenciamos diariamente em nosso trabalho.”
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o secretário-geral de Gestão de Pessoas do TJRJ, Gabriel Albuquerque Pinto e o professor Rafael Mário Iório Filho.
JM/MB
Fotos: Rosane Naylor e Felipe Cavalcanti/TJRJ