TJRJ terá ação pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em setembro
Da esquerda para a direira: a servidora da Corregedoria-Geral da Justiça Rita Franco; o secretário da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Carlos Eduardo Menezes da Costa; o juiz da Iª Vara de Família de Teresópolis Rafael Carneiro ; a desembargadora Cláudia Maria de Oliveira Motta; o diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social, Marcio Castro; e a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça (Comai), desembargadora Regina Lúcia Passos
A grande ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que vem sendo promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) agora faz parte oficialmente do calendário anual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A notícia foi divulgada pela presidente da Comissão, desembargadora Regina Lúcia Passos, nesta segunda-feira, 14 de julho, na primeira reunião para apresentar ideias e alinhar estratégias para a realização do evento, com data marcada para os dias 24 e 25 de setembro de 2025.
A iniciativa, promovida pelo Judiciário fluminense pelo quarto ano seguido, contará com a parceria de várias instituições públicas e privadas, oferecendo atendimentos em diversos serviços, tudo de forma gratuita.
O encontro desta segunda-feira reuniu membros da Comissão como a desembargadora Cláudia Maria de Oliveira Motta; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Sandro Pitthan Espíndola, ; o juiz Rafael Rodrigues Carneiro; o secretário da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Carlos Eduardo Menezes da Costa; o diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social, Márcio Castro; a diretora da Divisão de Acessibilidade, Claudia Brogno Linhares, entre outros participantes.
“Hoje realizamos a nossa primeira reunião interna da Comai. Na semana passada, fizemos uma reunião com o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e, falo em nome de todos nós, da boa vontade, disponibilidade e da sensibilidade do nosso presidente e também, por extensão, de toda a Alta Administração do Tribunal. Hoje em dia, a gente sabe como é necessário dar oportunidade para que todo mundo tenha acesso às coisas, sem barreiras. Para isso, precisamos oferecer condições para que todos possam participar de tudo o que está acontecendo, de forma ativa. E é isso que vamos fazer na nossa ação social: promover acessibilidade e inclusão. Vamos abrir as portas do Palácio da Justiça, nossos corações e nossas mentes”, destacou a magistrada.
Além da ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o TJRJ vai receber o Encontro Interinstitucional de Comissões de Acessibilidade do Sistema de Justiça, no dia 12 de setembro. O evento, voltado à discussão da Lei Brasileira de Inclusão, vai contar com a participação de todos os tribunais do estado. Já nos dias 25 e 26 de agosto, integrantes da Comai participarão do Seminário Nacional sobre Políticas de Acessibilidade, que será realizado em Brasília.
IA/FS
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ