Dia Nacional do Livro: Museu da Justiça propõe ações de incentivo à leitura e ao conhecimento
Em todo o território brasileiro, é comemorado, no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro. A data escolhida faz referência à data em que a Biblioteca Nacional do Brasil foi fundada, em 1810, no Rio de Janeiro. Ela foi montada com aproximadamente 60 mil itens trazidos pela Família Real Portuguesa em 1808, com um acervo de livros, manuscritos, mapas, documentos, moedas e outras peças.
Mais do que apenas marcar o calendário, o Dia Nacional do Livro também serve para a sociedade refletir sobe a importância da leitura. Neste sentido, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, também promove ações que incentivam a leitura e o conhecimento.
Troca de Livros
A Troca de Livros é uma atividade que estimula a circulação do conhecimento e o acesso à literatura. A ação ocorre semanalmente na entrada dos fundos do Museu da Justiça do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. Durante a ação, os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse. O Museu também disponibiliza gratuitamente exemplares para troca pelo público.
Exposição
Em cartaz até o dia 30 de outubro, o Museu da Justiça do Rio também promove a exposição “O Vale da Escravidão”, baseada no livro O Vale da Escravidão: Histórias de Escravizados nos Arquivos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A obra foi lançada neste ano em uma parceria entre o TJRJ e o Ministério Público Federal (MPF). A mostra propõe uma reflexão sobre os impactos da escravidão na sociedade atual.
Saiba mais sobre a exposição clicando neste link.
Acesse aqui a obra que inspirou a exposição.
KB/SF