Justiça Itinerante retoma atividades a partir do dia 19
Ônibus da Justiça Itinerante retomam atendimentos nos seus 29 postos espalhados pelo estado
Pelo 23° ano consecutivo, os ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) voltam à estrada com o objetivo de promover cidadania, inclusão e dignidade à população em todo o estado. A partir da próxima segunda-feira, 19 de janeiro, os atendimentos serão retomados nos postos e os cidadãos poderão usufruir dos serviços oferecidos pelo programa, que incluem orientação jurídica, emissão de documentos, guarda compartilhada e até mesmo a realização de casamentos.
Desde sua criação, mais de 1,6 milhão de atendimentos foram realizados pela JI, que modernizou a prestação jurisdicional e possibilitou que povos tradicionais, comunidades ribeirinhas, pessoas privadas de liberdade, grupos minorizados e moradores de territórios em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a seus direitos. Na data que marca a retomada das atividades deste ano, os primeiros ônibus estarão estacionados nos postos de Campo Grande/Cosmos, Comendador Levy Gasparian, São Francisco de Itabapoana, Vila Cruzeiro/Alemão e Vila de Cava (Nova Iguaçu).
Atualmente 29 localidades espalhadas pelo estado recebem visitas periódicas da Justiça Itinerante, que também atua em unidades socioeducativas e presídios. No ano passado, mais de 70 mil atendimentos foram realizados e, em 2026, o programa será ampliado com a inauguração de um novo posto em Mangaratiba, na Costa Verde, prevista para março. Além disso, a frota que hoje conta com oito ônibus terá um reforço de quatro novos veículos adaptados para melhor atender as necessidades da população fluminense.
PB*/IA
*Estagiário sob supervisão