Tribunal Regional Eleitoral homenageia presidente do TJRJ e mais 18 personalidades com Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral
Reconhecimento - presidente do TJRJ, des. Henrique Carlos de Andrade Figueira, recebe a Medalha da Justiça Eleitoral do colega Cláudio Luis Braga Dell ´Orto
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (29/11), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, recebeu a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Além do presidente do TJRJ, receberam a comenda mais 18 pessoas, como o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano, entre outras autoridades, servidores e advogado. A cerimônia foi no Tribunal Pleno do Fórum Central.
O presidente do TJRJ foi condecorado pelo apoio e parceria na cessão de espaços para a Justiça Eleitoral fluminense, bem como no acordo de cooperação técnica para aprimoramento nas áreas de infraestrutura, logística e gestão de segurança institucional, de fundamental importância para o funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Luis Braga Dell ´Orto, exaltou os homenageados e afirmou que a entrega da condecoração é uma forma do Tribunal Regional Eleitoral reconhecer e agradecer às personalidades que fortalecem a instituição.
“Nosso dever é fazer cumprir a Constituição e as leis, consolidando e fortalecendo a democracia e a República. Com o apoio de todos os homenageados, o uso das novas tecnologias e a dedicação e inteligência dos servidores, o Tribunal Eleitoral trabalha para construir um processo democrático melhor e mais transparente, no caminho para uma sociedade plural”, agradeceu.
Condecorados - desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira e governador do Estado, Claudio Castro
Também condecorado, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, falou em nome de todos os homenageados. Ele afirmou ser uma honra receber a comenda do TRE, um órgão responsável por defender a democracia e por confirmar e preservar, de maneira limpa e célere, a vontade soberana da população.
“O Tribunal Regional Eleitoral tem se comportado de maneira ímpar, especialmente no último ano, com os desafios de realizar as eleições durante a pandemia. Pela primeira vez também as eleições foram feitas sem a utilização de forças federais, provando a eficiência do TRE para assegurar os direitos eleitorais dos cidadãos”, disse.
Honraria - Ao todo, 19 Medalhas do Mérito da Justiça Eleitoral foram entregues na cerimônia
Também receberam a Medalha do Mérito Eleitoral o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o desembargador Luiz Fernando de Andrade Pinto, e os juízes Fernanda Xavier de Brito, Ricardo Alberto Pereira, Maria Aglaé Tedesco e José Alfredo Soares Savedra.
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ
JGP/FS