Autofit Section
Presidente do TJRJ recebe visita de professores italianos de universidade de Milão
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/06/2018 18:43

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, recebeu nesta quarta-feira, dia 25, comitiva de professores da Universitá degli Studi di Milano, que vieram ao Brasil para participar do seminário “Direito Empresarial no Brasil e Itália”, promovido pela Emerj. Durante a visita de cortesia, os professores entregaram ao presidente o livro “Diritto Dell’Impresa e Degli Investimenti in Brasile”, reunindo artigos abordando estudos sobre o Direito Empresarial no Brasil.

A comitiva foi composta pelos professores italianos Fillippo Giuggioli e Adriano Curti e pela advogada brasileira Naiara Posenato, radicada na Itália há 20 anos. Acompanharam a comitiva o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho e a advogada Ana Teresa Basílio, membro da comissão de Direito Empresarial da Emerj.

Para a advogada e professora Naiara Posenato, essa troca de experiências entre o Brasil e a Itália já vem ocorrendo há algum tempo.

“Brasil e Itália possuem um histórico de contatos há muito tempo. Podemos dizer que a circulação de juristas italianos no Brasil, assim como de brasileiros que foram estudar na Itália possibilita essa troca de experiências. Com a proximidade de nossas culturas, por que não aproveitarmos as soluções jurídicas que foram sucesso na Itália? É claro que isso demanda todo um estudo sobre a viabilidade de utilização de acordo com a legislação brasileira. Com a globalização, acredito que esse seja um bom caminho, uma vez que os problemas acabam sendo comuns em todo o mundo”, afirmou Naiara.

A advogada Ana Tereza Basílio concorda com a professora, destacando o trabalho desenvolvido na Itália na área de Direito Empresarial.

“Essa troca de experiências é fundamental, porque a Itália é referência em termos de legislação. É uma grande influência no Brasil. E particularmente na área de Direito Empresarial, a legislação abordando a recuperação judicial na Itália é extremamente inovadora e, como estamos no processo de revisão de nossa lei de recuperação, que tramita no Congresso Nacional, foi muito importante esse intercâmbio”, avaliou Ana Basílio.

 

Foto: Luis Henrique Vicent/TJRJ

 

JM/SF