Autofit Section
Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência apresenta Sala Lilás para Niterói
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/10/2018 19:50

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou, na tarde desta segunda-feira, 22, reunião para apresentar o projeto Sala Lilás para a rede de proteção à mulher de Niterói. O encontro foi realizado no auditório desembargador Paulo Leite Ventura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

“A sala Lilás é um espaço de acolhimento da mulher, criança, adolescente ou idosa vítima de violência. No local, que funciona no Instituto Médico Legal (IML), a pessoa recebe o atendimento humanizado para que saia fortalecida e seja encaminhada para a rede de proteção do município”, explicou a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Atualmente, o projeto funciona nos IMLs do Centro do Rio e de Campo Grande, mas a ideia é implantar em Niterói, Petrópolis, Teresópolis e Volta Redonda. Fernanda Prudêncio, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, declarou que, desde que foi criada em dezembro de 2015, a Sala Lilás do IML do Centro já realizou 2.301 atendimentos. Já a Sala Lilás de Campo Grande, inaugurada em agosto de 2018, já atendeu 154 pessoas. “É um programa de vanguarda, que merece nosso apoio e engajamento, e que traz um imenso benefício à família em situação de violência”, declara.

Já as delegadas da Polícia Civil Andreia Nunes e Gabriela Von destacaram a importância da atuação integrada e articulada da rede de proteção à mulher como fundamental para o sucesso do projeto. A Sala Lilás é fruto da parceria entre TJRJ, Governo Estadual do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Segurança Pública/Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da instituição RioSolidario, e do Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde,.

Também compuseram a mesa do encontro Ana Lúcia Fernandes, da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres; o diretor do IML de Niteroi, Luiz Alberto Coelho; e a primeira-dama de Niterói, Fernanda Barreto.

 

MG/AB