Ciclo Permanente de Palestras
Ciclo Permanente de Palestras
A palestra contou com a participação do Des. Wagner Cinelli, Presidente dos COGENs, da Dra. Gabriela Manssur, advogada e ex-promotora de justiça do MPSP, e da Procuradora de Justiça Carla Araújo, Coordenadora do CAO VD do MPRJ.
Junho de 2024 – Violência doméstica: proteção de servidoras e magistradas >>>
A palestra “Violência Doméstica: proteção de servidoras e magistradas” contou com a participação do Des. Wagner Cinelli, Presidente dos COGENs, da Desa. Suely Lopes Magalhães, 2ª Vice-Presidente do TJRJ, e da Procuradora de Justiça Carla Araújo, Coordenadora do CAO VD do MPRJ. A palestra abordou temas como a criação dos COGENs, os tipos de violência contra a mulher, o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, o ciclo da violência contra a mulher e a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Abril de 2024 – Maternidade e trabalho: discriminações enfrentadas pelas mulheres >>>
O presidente dos COGENs, desembargador Wagner de Paula Cinelli, apresentou as palestrantes Keyla Blank de Cnop, juíza titular do XVI Juizado Especial Cível e integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), e a servidora Flávia Pereira de Azevedo, assistente social da Divisão Pericial do TJRJ, ao abrir o primeiro encontro do ciclo de palestras bimestrais do comitê. Cerca de 600 pessoas participaram da palestra.
“A mulher está em desvantagem no passado e no presente em relação ao tema abordado. Atualmente existe mais consciência, mas ainda é necessário ter uma boa caminhada para atingirmos a equidade de gênero. Então, tudo que pudermos fazer, desde conversas, incentivo de políticas públicas, para continuar essa caminhada é fundamental. É uma luta de todos”, destacou o magistrado.
Fevereiro de 2024 – Novo olhar para as relações institucionais no Poder Judiciário. >>>
Com um público de 1200 pessoas, contou com as palestrantes Dra. Daniela Muniz, Coordenadora da pós-graduação em Justiça Multiportas na EMERJ e doutoranda e mestre em Direito, e da Sra. Claudia Maria Ferreira de Souza, Psicóloga, Mestre em Direito e Coordenadora-Geral do NUPEMEC.
Novembro de 2023 – A discriminação racial na atualidade. >>>
Contou com a participação do Dr. Humberto Adami, advogado e vice-presidente nacional e presidente estadual, no Rio de Janeiro, da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB; e da Sra. Tatiana Lima Brandão, analista de negócios do PJERJ, historiadora, turismóloga, guia de turismo, administradora e mestranda em Administração na UFF.
Setembro de 2023 – Setembro amarelo: Os COGENs pela vida. >>>
Em apoio ao movimento Setembro Amarelo, os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs), promoveram, na última sexta-feira (29/09), o evento “Os COGENs pela vida”, com o objetivo de conscientizar e promover a saúde mental entre magistrados (as), servidores (as), colaboradores (as) e estagiários (as) do Tribunal.
O encontro, conduzido pelo desembargador Wagner Cinelli, presidente dos COGENs de 1º e de 2º graus, recebeu a médica Thabata da Silva Cardoso Luiz, psiquiatra do Departamento de Saúde do Tribunal (DESAU/TJRJ), e a assistente social Patrícia Leal de Andrade Nunes, especialista em saúde mental e lotada no Serviço de Apoio Técnico aos Órgãos Colegiados com Atribuição afeta à Promoção de Gênero, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (SEGEM).
Julho de 2023 – Julgamento com perspectiva de gênero. >>>
Mais de 350 pessoas acompanharam a palestra virtual “Julgamento com Perspectiva de Gênero” realizada nesta quinta-feira (27/7) para o público interno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Organizado pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs), o evento teve como palestrantes a juíza titular do III Tribunal do Júri da Capital, Tula Corrêa de Mello, e a defensora pública Letícia Oliveira Furtado. A conferência, mediada pelo presidente dos COGENs, desembargador Wagner Cinelli, debateu temas fundamentais sobre o gênero no judiciário.
Maio de 2023 – Prevenindo e enfrentando o assédio. >>>
Presidida pelo desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, contou com a participação da juíza Renata de Lima Machado, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de São Gonçalo; da Dra. Thabata da Silva Cardoso Luiz, médica psiquiatra do DESAU/TJRJ; e da Sra. Rosângela Alves Trancoso, representante do SINDJUSTIÇA.
“Os assédios atingem os grupos mais vulnerabilizados. Quem não é assediado não vê o problema, então parece que o problema não existe. Precisamos perceber o que está por trás das situações”, juíza Renata de Lima Machado, da 4ª Vara Cível de São Gonçalo.