Atribuições da DIGEP
Atribuições da DIGEP
De acordo com a Resolução 03/25, publicada em 11/02/25, a Divisão de Gestão de Projetos tem as seguintes atribuições (Art. 373):
a) prestar apoio às unidades na realização das atividades essenciais ao desenvolvimento de seus projetos, atuando no gerenciamento de suas atividades;
b) sugerir e adotar providências para edição de atos normativos na esfera das suas atribuições, bem como para aquisição de sistemas e outras ferramentas necessárias ao desenvolvimento eficiente das suas atividades;
c) gerir a qualidade das atividades, dos produtos e dos resultados entregues pelo Serviço de Aplicação de Projetos e Ferramentas de Inovação;
d) buscar o constante aprimoramento das técnicas e a utilização de ferramentas modernas de gestão de projetos;
e) acompanhar os processos utilizados para execução das atividades de inovação;
f) contribuir para o aprimoramento do diálogo entre áreas interessadas no desenvolvimento dos projetos; (novo)
g) estimular, difundir e criar condições para a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras pela Secretaria-Geral de Governança, Inovação e Compliance, visando ao aperfeiçoamento institucional;
h) atuar no gerenciamento de todas as ações para realização do “Prêmio Selo de Boas Práticas do PJERJ”;
i) aprovar os indicadores da Divisão de Desenvolvimento Estratégico, propostos e analisados pelo Serviço de Aplicação de Projetos e Ferramentas de Inovação.
Atribuições do SEAPF
De acordo com a Resolução 03/25, publicada em 11/02/25, o Serviço de Aplicação de Projetos e Ferramentas de Inovação, da Divisão de Gestão de Projetos, tem as seguintes atribuições (Art. 374):
a) gerenciar os projetos decorrentes do Plano de Gestão para o qual for designado, delinear seu escopo e gerenciar seu planejamento, produtos e os resultados;
b) promover o levantamento de requisitos junto às partes interessadas e os proprietários dos projetos;
c) criar e monitorar o cronograma das atividades dos projetos conduzindo tratativas com as unidades envolvidas, de forma a manter o processo de trabalho alinhado e assegurar a entrega dos marcos no tempo planejado;
d) identificar e propor soluções diante dos riscos relacionados ao projeto inovador para assegurar o alcance dos resultados;
e) definir e liderar a equipe do projeto, promovendo sua integração e sinergia, definindo os papéis e gerenciando sua atuação;
f) buscar ferramentas de gestão de inovação para garantir o melhor resultado;
g) manter as informações atualizadas nas ferramentas de gestão de projetos e interagir com o Laboratório de Inovação (IdeaRio) quanto ao andamento das ações;
h) fomentar a comunicação do andamento do projeto e as previsões de execução, mantendo os stakeholders informados e documentar as lições aprendidas durante o projeto; i) executar as atividades necessárias para a efetivação do “Prêmio Selo de Boas Práticas do PJERJ”;
j) conduzir a reunião inicial do projeto, quando serão apresentados os objetivos, metodologia de trabalho, cronograma de execução do projeto, bem como a definição das responsabilidades dos participantes;
k) propor e analisar os indicadores da Divisão de Desenvolvimento Estratégico.