Feirão Limpa Nome em Três Rios
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Três Rios, em parceria com o PROCON e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu entre os dias 31 de maio e 2 de junho o terceiro Feirão Limpa Nome.
Foram realizados 2.040 atendimentos, com o fechamento de 1.283 acordos, gerando negociações com descontos de até 98%.
A iniciativa, idealizada pela juíza Elen Barbosa, Coordenadora do Cejusc da Comarca de Três Rios, proporciona ao devedor e ao consumidor a possiblidade de negociarem suas dívidas, limparem seus nomes e resgatarem sua cidadania. Permite também que os comerciantes possam reaver seus créditos para que a economia da região volte a girar, preservando empregos.
“Com a ação ainda desafogamos o Poder Judiciário com ações de cobrança e execuções, sobretudo os Juizados Especiais Cíveis (JEC), que são utilizados por pequenas empresas para recuperar créditos. Oferecemos, ainda, durante e após o Feirão, orientações financeiras por meio das universidades para que o devedor e seu núcleo familiar tenham a oportunidade de reestruturar a economia doméstica, evitando novos endividamentos”, destacou a juíza Elen Barbosa, que esteve à frente de todo o projeto.
A juíza auxiliar da Presidência, Fernanda Xavier de Brito, foi à cidade de Três Rios conhecer o programa e acompanhou o primeiro dia de atendimentos. “Fiquei impressionada com a adesão da população local, que a partir da iniciativa resgata sua dignidade e evita a judicialização de inúmeros processos. Iniciativas como essa devem ser replicadas em todo o estado. Ideia boa é ideia compartilhada”, ressaltou a juíza Fernanda Xavier.
A ação conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e serviços; da Câmara e da Prefeitura Municipais de Três Rios; da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); além das universidades Univertix e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus de Três Rios, entre outras instituições.
Departamento de Comunicação Interna