Autofit Section
Workshop sobre Judiciário e tecnologia reunirá juristas das Américas do Sul e Central no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/11/2023 18:46

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) receberá, em novembro, juristas das Américas do Sul e Central para discutir o tema “Judiciário e tecnologia: novas perspectivas de resolução de disputas online”. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Tribunal Pleno do Fórum Central, no próximo dia 27, das 9h às 18h.  

O workshop foi organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e pela Escola de Mediação do TJRJ (Emedi), em parceria com o site Mercado Livre.

  “O evento surgiu da necessidade de se compreender melhor como as novas tecnologias digitais e a inteligência artificial podem contribuir para proporcionar melhores condições de acesso à solução consensual dos conflitos, especialmente nas relações entre os consumidores e as empresas. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem sido pioneiro em muitas iniciativas no campo das resoluções consensuais tecnologicamente mediadas, e sediar um evento internacional é a confirmação da sua credibilidade e protagonismo e o reconhecimento do acerto das políticas implementadas por sua administração”, destaca o presidente do Nupemec, desembargador Cesar Cury. 
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail: nupemec.eventos@tjrj.jus.br. Serão oferecidas 200 vagas. 
 
Confira a programação do workshop: 


9h: Coffee Break 
9h30: Abertura 
10h15: “Judiciário e Tecnologia/ Efetividade do Judiciário” 
11h: “ODR (Online Dispute Resolution) como política pública sob a perspectiva econômica” 
Sebastian Cabello (pesquisador), Humberto Chiesi Filho (diretor jurídico do Mercado Livre) e Alberto Elisabetsky (especialista em ODR). 
12h- 14h20: almoço 
14h20: “Como os ODRs contribuem para a eficiência administrativa e não judicialização”. 
Rodrigo Fux 
15h20: “Desafios na implementação de ODRs” 
Surit Berenice Dominguez (subprocuradora de serviços- México) 
16h20: Coffee Break 
16h40: “Uso da Tecnologia na resolução de conflitos de consumo” 
Febraban 
Sérgio Zveiter (advogado) 
Mário Antônio Rodrigues 
17h40: encerramento 
 
MG/FS