Autofit Section
TJRJ lança plataforma de mediação/conciliação com uso da inteligência artificial em parceria com a PUC-Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/12/2022 18:02

Uma solução pré-processual on-line de resolução de conflitos. Assim é a plataforma +Acordo, que será lançada na próxima segunda-feira (19/12) no Tribunal de Justiça do Rio, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).

Com o objetivo de facilitar a resolução de demandas simples e recorrentes, de forma inovadora, a plataforma conta com três pilares fundamentais: facilidade, automatização e consenso. A inteligência artificial do sistema combina técnicas para gerar, automaticamente, propostas de acordo com base em dados fornecidos pelas partes.

 Foi usado como base para o sistema de inteligência artificial o histórico de dados de jurisprudência do tribunal extraídos de sentenças, petições e contestações, além de  regras de especialistas e de normas vigentes.  Para o projeto, foram coletados e analisados cerca de 50 mil processos judiciais de 2018 a 2020 de varas cíveis e juizados especiais cíveis.

Inicialmente voltado para ações de Direito do Consumidor, o projeto busca resolver os problemas dos usuários de forma ágil e acessível, minimizando custos e burocracia. Uma parceria com a Light possibilitou que os casos de Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) fossem escolhidos para o piloto do sistema já que este tipo de termo representa um grande volume de casos recorrentes.

A  iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Tecgraf da PUC-Rio em parceria com o Legalite e outros departamentos da universidade. A equipe conta com profissionais de diversas áreas, como Ciência da Computação, Ciência de Dados, Direito e Design. A plataforma +Acordo é extensível e adaptável, possibilitando ampliar seu uso para qualquer caso de acordo e, também, para outros tribunais brasileiros.

Serviço: 

Lançamento da Plataforma +Acordo

Data: 19/12 (segunda-feira)

Hora: 11h30

Local: Tribunal de Justiça do Rio

Salão Nobre (10º andar)