Autofit Section
Presidente do TJRJ defende práticas de sustentabilidade ao plantar muda nativa da Mata Atlântica no Fórum Central
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/03/2023 15:09

No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado nesta quinta-feira (16/3), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, plantou uma muda de palmeira jerivá em frente ao prédio do Plantão Judiciário, na Rua Dom Manuel. O evento contou com a participação de magistrados, servidores da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) e funcionários do TJRJ, o que foi valorizado pelo presidente como uma das virtudes do Poder Judiciário fluminense. 

"Essa atividade é um exemplo da nossa responsabilidade social. Mostra um Tribunal atento aos desafios e às demandas da atualidade, mudando a cara do Poder Judiciário. E, para isso, nós contamos com a ajuda de todos, pois somos um time e não fazemos nada sozinhos", exaltou. 

Preocupado com a planta, que foi escolhida por ser nativa da Mata Atlântica, bioma do estado do Rio de Janeiro que foi sendo devastado ao longo dos séculos, o presidente fez questão de perguntar aos colaboradores se estava plantando a muda de acordo com as técnicas corretas. A palmeira jerivá atinge de seis a 15 metros de altura e produz um fruto apreciado por papagaios, maritacas, esquilos e até cachorros, além de fornecer palmito. 

"Nós queremos mostrar aos funcionários e usuários da Justiça que nosso Tribunal está preocupado com o meio ambiente e com o bem estar dos cidadãos", afirmou. 

A presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus), desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, destacou outras iniciativas do Tribunal de Justiça do Rio como o teto verde, na Lâmina III do Fórum Central e em outras comarcas como Campo Grande, Rio das Ostras e Teresópolis, e a feira orgânica como exemplos da preocupação que a Corte tem em relação à sustentabilidade. 

"Nós precisamos estar atentos e ter a sensibilidade para tratar de forma séria o aquecimento global e as mudanças climáticas. Esse é um tema que vai além do meio ambiente, pois envolve o bem-estar do ser humano, inclusive no ambiente de trabalho", disse a magistrada. 

Diretor do Departamento de Sustentabilidade do TJRJ, Luiz Felipe Fleury Corrêa ressaltou o simbolismo do plantio da muda de palmeira. Ele agradeceu ao presidente, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, pela participação, estabelecendo um exemplo para os funcionários da casa. 

"Nossa sobrevivência depende das árvores, da saúde delas. Nós somos um Tribunal cidadão, e esse evento mostra que a administração cuida do Tribunal respeitando suas missões de responsabilidade social", completou. 

 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e a presidente da Cosus, desembargadora Teresa de Castro Neves, com magistrados e funcionários do TJRJ em evento do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

 

JGP/MB

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ