Autofit Section
TJRJ recebe evento de lançamento das novas séries de Direito Processual do professor José Carlos Barbosa Moreira
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/04/2023 20:06

Imagem posada no Foyer do TJRJ de magistrados e colaboradores da coletânea atualizada

                                                                                 Magistrados e colaboradores da coletânea atualizada posam para a foto no Foyer do TJRJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Editora GZ, sediou nesta segunda-feira (17/4) o lançamento das séries atualizadas dos temas de Direito Processual do professor José Carlos Barbosa Moreira, um dos mais importantes nomes da ciência processual brasileira. A coletânea é composta por nove livros.   

Anfitrião do evento, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, relembrou quando teve a oportunidade de homenagear o acadêmico batizando com o seu nome a biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).   

“O professor Barbosa Moreira faleceu em 2017 e, em 2018, quando era o diretor-geral da Emerj tive a oportunidade de homenageá-lo. Foi um momento muito especial. A Biblioteca TEJER/EMERJ desembargador José Carlos Barbosa Moreira é uma das mais importantes bibliotecas jurídicas do Brasil.”   

Aluno do acadêmico nos anos de 1979 e 1980, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o impacto que José Carlos Barbosa Moreira teve em sua vida.  

“Foi uma das pessoas que mais me influenciaram na área jurídica, assim como na vida pessoal. Depois que fui seu aluno, a vida nunca mais foi a mesma. Destaco três características dele: sua seriedade científica, autenticidade e generosidade com os alunos.” 

O ministro do STF, Luiz Fux, também falou com carinho da época em que conviveu com o processualista.   

“Foi um dos meus professores na faculdade e logo já arrebatou todos. Conheci poucas pessoas como ele. Tinha muitos atributos e, ao mesmo tempo, era muito simples. Digo que todos os valores que aprendi na vida foram com Deus, meu pai e com o professor José Carlos Barbosa Moreira.”  

Entre os coordenadores da obra atualizada estão os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Luiz Paulo da Silva Araújo Filho e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes.  Para o primeiro magistrado, o professor não foi apenas importante para ex-alunos, mas para todos que revisitam suas obras, recordam suas palestras e conferências.   

“Era um verdadeiro mestre, um exemplo que despertava vocações”, destacou o desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho.  

Para o desembargador Aluisio, a genialidade do professor era um grande destaque:  

“Tenho certeza que ele foi a grande voz do Direito Processual no cenário internacional.”   

Também presente à cerimônia, o jurista Carlos Roberto Barbosa, filho do acadêmico José Carlos Barbosa Moreira e também um dos coordenadores da coletânea atualizada, dedicou o lançamento a sua mãe.   

José Carlos Barbosa Moreira  

José Carlos Barbosa Moreira (1931 – 2017) foi titular de Direito Processual Civil da Uerj e desembargador do Tribunal de Justiça fluminense. Sua obra marcou gerações juristas, tornando-se referência na área. Entre os diversos livros publicados estão: “O Novo Processo Civil Brasileiro”, “Comentários ao Código de Processo Civil” e “Temas de Direito Processual Civil”.  

IA/FS   

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ