Autofit Section
Presidente do TJRJ destaca novos projetos e trabalho coletivo em visita a magistrados em Petrópolis
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/05/2023 19:24

                                                    Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, posa ao lado dos juízes do 3º Núcleo Regional 

 

Em visita a Petrópolis, na Região Serrana do Rio, realizada nesta sexta-feira (05/05), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, apresentou aos juízes do 3º Núcleo Regional uma das iniciativas da nova administração: o Ideia Rio. O projeto foi elaborado para se tornar um laboratório para inovações no Poder Judiciário fluminense.  

Além de Petrópolis, o 3º Núcleo é formado pelo Fórum Regional de Itaipava, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Paracambi.  

"Nós somos um time, e estamos fazendo essas visitas no início do mandato para ouvi-los, saber o que vocês podem fazer pela Justiça. E também queremos explicar as mudanças que estão sendo elaboradas para receber novas ideias e projetos a fim de aprimorar o trabalho do Tribunal de Justiça”, disse.  

Durante o encontro, o presidente também expôs as diretrizes da nova direção e debateu com os magistrados métodos para facilitar a prestação jurisdicional. De acordo com o desembargador, os trabalhos de cooperação e o atendimento presencial e atencioso são princípios imprescindíveis para o bom funcionamento do Judiciário fluminense.  

"O Judiciário não é apenas um produtor de resultados. A presença dos juízes nas Comarcas e no dia a dia dos fóruns é de extrema importância, pois a população precisa ser acolhida e saber que ali tem uma autoridade judiciária pronta para ouvi-la", defendeu o presidente.  

A juíza Fernanda Xavier, responsável pela Secretaria de Governança e Inovação, criada nesta administração, exibiu para os juízes a história do Ideia do Rio e seu objetivo, destacando a importância de manter o Poder Judiciário atualizado e renovado para responder à altura os desafios dos tempos contemporâneos. Serão criados espaços no Fórum Central para abrigar as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das novas ideias.  

"Nossa função é melhorar a atuação do Tribunal de Justiça, otimizando seus serviços. O projeto será administrado por laboratoristas que vão estudar e desenvolver métodos para melhorar tanto a parte administrativa como judicial, modernizando e melhorando a prestação jurisdicional", explicou. 

E, para atender às necessidades criadas e se adaptar às novas ferramentas, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcus Henrique Basílio, disse aos magistrados que o Tribunal planeja reforçar a capacitação dos servidores. O magistrado destacou a Justiça 4.0 e as audiências virtuais como programas que exigem qualificação e bom uso por parte de todos os serventuários que utilizam os sistemas.  

"Uma das funções principais da Corregedoria é orientar. Essa parceria com vocês, essa troca, é importante para melhorarmos como um todo, pois atuamos todos juntos. O diálogo com os magistrados é fundamental para estudarmos formas de melhorar os serviços da Justiça", afirmou o desembargador.  

O diretor do Fórum de Petrópolis, juiz José Cláudio Fernandes, agradeceu a visita da nova administração e a oportunidade de debater práticas que auxiliem o cotidiano dos serventuários e colaboradores da Comarca. Segundo Fernandes, as regiões do Rio são diferentes, apresentam realidades distintas e complexas, com necessidades e perspectivas particulares, e a chance de discutir métodos de parceria deve ser valorizada. 

"Foi um encontro muito bom, com um diálogo direto, objetivo e muito proveitoso. As visitas aos Núcleos Regionais mostram que a administração é atenciosa, tem um cuidado e um carinho com as Comarcas, e está preparada para tornar a Justiça mais forte a partir da colaboração, o que irá trazer mais benefícios para a população", elogiou.  

JGP/FS/MB 

Fotos: Brunno Dantas /TJRJ