Doação de mudas abre programação do TJRJ pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
Quem passou na manhã desta segunda-feira (05/06) pela entrada da Lâmina I do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) teve a oportunidade de adquirir uma das 200 mudas de jacarandá da Bahia e goiaba branca que foram distribuídas pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS). A ação foi promovida em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O servidor André Bernardo Soares de Souza aproveitou a iniciativa para levar uma muda de goiaba branca para plantar em casa.
“Trabalho há 15 anos no Tribunal e todas as vezes que realizam distribuição de plantas eu pego para plantar no meu quintal. Gosto muito de plantar e cuidar do meu jardim. Para mim, é uma higiene mental regá-las todos os dias”, disse o servidor.
Antônio Ligeiro, secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, destacou a importância da iniciativa para disseminar a consciência da população para o replantio.
“Distribuímos as mudas para que as pessoas plantem porque muita gente nunca fez isso na vida. E só o fato de você já ter a muda, desperta o interesse em continuar. Eu tenho o maior carinho em fazer as distribuições uma vez que essas mudas são responsáveis pelas futuras gerações, ou seja, o mesmo que nós recebemos das gerações que nos antecederam”, comentou.
As mudas são todas nativas da Mata Atlântica e foram doadas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), sendo cultivadas no Projeto Replantando a Vida. A iniciativa faz parte de uma parceria da Cedae com o TJRJ e emprega detentos em várias atividades, entre elas a operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e a recuperação ambiental dos mananciais hídricos e matas ciliares. Na produção de mudas, o trabalho é feito em várias etapas: limpeza do terreno, enriquecimento do solo, abertura de covas, plantio e manutenção (roçada, capina e prevenção de incêndios).
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, em 1972 (5 de junho). A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar os recursos naturais e construir um futuro melhor para novas gerações.
A data será comemorada ao longo de todo o mês de junho com palestras e seminários no TJRJ. Para ter acesso ao calendário basta clicar no link /web/guest/catalogo-do-mes-mundial-do-meio-ambiente
SV/FS