3ª fase de implantação do PJe começa na próxima quarta-feira em Bangu e Pavuna
A terceira fase de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) será realizada na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis de Bangu, e na 1ª e 2ª Varas Cíveis da Pavuna na próxima quarta-feira (27/10).
A primeira e segunda fases de implantação do PJe começaram no ano passado, nas competências do Juizado Especial Cível e na Vara da Infância, Juventude e Idoso (não infracional).
Agora chegou a vez da competência Cível. As serventias de Bangu e Pavuna farão parte da chamada fase Piloto, etapa que propicia a otimização no monitoramento e controle de eventuais incidentes, dando maior segurança e confiabilidade para posterior expansão às demais serventias.
Servidores, equipe técnica e estagiários fizeram curso de capacitação para se adequarem ao novo sistema do PJe.
Sobre o PJe
A Resolução nº 185, de 18 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituiu o Sistema de Processo Judicial Eletrônico como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais e estabeleceu os parâmetros para sua implementação e funcionamento.
O objetivo principal do CNJ é manter um sistema único de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais por magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento processual, independentemente da tramitação na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Além disso, o CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade.
FB