Museu da Justiça promove ações no mês da Consciência Negra
Já pensou aproveitar o mês de novembro para participar de atividades voltadas para o reconhecimento e valorização da temática racial? Em comemoração ao mês da Consciência Negra, os Museus da Justiça do Rio e de Niterói estão promovendo diversas ações sobre a racialidade no Brasil. Terá exposição, palestra, sarau e troca de livros - tudo isso gratuitamente e para todo o público.
Exposição "Consciência e Visibilidade: caminhos de luta por liberdade"
Realizada em parceria com a Universidade Salgado Oliveira, a exibição composta por reproduções das gravuras dos artistas Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas resgata a luta e resistência de escravizados e abolicionistas no século XIX. O público também poderá conhecer outros protagonistas que resistiram à escravidão e ver de perto processos documentais de Manuel congo, líder de uma das principais revoltas escravas no meio rural no Brasil.
Museu da Justiça de Niterói
Praça da República, s/nº, Centro, Niterói
Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Classificação indicativa: livre
Palestra "Por que Literatura Negra?"
A palestra será promovida de forma virtual pelo escritor e jornalista Oswaldo Camargo com o objetivo de aproximar o Direito e os demais cursos humanísticos, como artes, filosofia e ciência. Camargo é poeta, ficcionista, crítico, ensaísta, ativista cultural e militante do movimento negro. A palestra faz parte do programa “Humanitas - Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça”.
23 de novembro, quinta-feira, às 17h
ID da Reunião: 228 999 463 518 | senha: L6FVgb
Para participar clique neste link no dia do evento
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Sarau Vozes negras para um novo milênio
Com o tema “A mais Alta Consciência III - Vozes negras de um Novo Milênio”, a 37ª edição do Sarau do Museu vai promover o encontro virtual para a leitura de diferentes poesias de quatro autores: Salgado Maranhão, que é poeta, jornalista e consultor cultural; Miriam Alves, contista, ensaísta e romancista de literatura negra; Cristiane Sobral, escritora, dramaturga, atriz e professora de teatro e Anelito de Oliveira, professor, pesquisador, editor e escritor. O sarau faz parte do programa “Do Direito à Literatura - Encontros Literários Interdisciplinares”.
29 de novembro, quarta-feira, às 17h
ID da Reunião:276 531 571 679 | senha: SmnNcw
Para participar clique neste link no dia do evento
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Troca de Livros Especial Consciência Negra
O Troca de Livros do dia 30 de novembro contará com declamações de poesias do coordenador do programa, Ton Oliveira; das arte educadoras Lívia Prado e Izadora Alves, do colaborador na Divisão de Organização de Acervos de Conhecimento André Luiz e da diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira. Todas as pessoas podem participar do evento, trazendo um livro, em bom estado, e levando outro, de seu interesse. O Troca de Livros no Museu da Justiça do Rio ocorre todas as quintas-feiras, às 12h, e no Museu da Justiça de Niterói, às terças-feiras, às 12h.
Museu da Justiça do Rio
Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro
30 de novembro, quinta-feira, ao meio-dia
Classificação indicativa: livre
KB com supervisão de MB