Autofit Section
Segunda etapa do 50º Concurso para ingresso na Magistratura do TJRJ acontece no domingo (6/4)
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/04/2025 18:24

No próximo domingo, a partir das 9 horas, 465 candidatos participam da segunda etapa do L (50º) Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Habilitados para a segunda fase, após se classificarem na primeira fase de prova objetiva, os candidatos terão cinco horas para responder um total de 25 questões subjetivas, abrangendo 14 matérias. O Concurso destina-se à formação de cadastro de reserva no cargo de juiz substituto.

A prova será realizada na Universidade Cândido Mendes - Unidade Centro, localizada na Rua da Assembleia, nº. 10, Centro, Rio de Janeiro – RJ. O portão de entrada será aberto às 7h30min e não será admitido o ingresso de candidato após às 8h30min, quando o portão será fechado.

Presidente da Comissão do 50º Concurso, a desembargadora Leila Albuquerque, avaliou, positivamente, o nível dos candidatos, após a realização da primeira fase do concurso, no dia 12 de janeiro passado.

“Após a realização da prova objetiva, já podemos avaliar que o nível dos candidatos está melhor. E está principalmente porque para participarem do certame os candidatos tiveram que apresentar o comprovante de aprovação no Exame Nacional da Magistratura (Enam), conforme estabelece o art. 4º-A da Resolução CNJ 75/2009”, avaliou a desembargadora.

A magistrada, contudo, alerta os candidatos para que procurem responder o maior número de questões no prazo estabelecido de cinco horas.

“Muitos candidatos, às vezes, optam por destinar mais tempo para responder com mais precisão as questões referentes às matérias com maior domínio. Ocorre que cada questão vale 0,4 pontos e a nota mínima para não ser eliminado é seis. Por isso, é importante que os candidatos procurem responder o maior número de questões."

A desembargadora reconhece que o número de questões do concurso torna a prova mais criteriosa. De acordo com ela, o TJRJ segue a determinação do CNJ.

“No momento da elaboração do edital e das provas, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro utiliza como parâmetro o currículo mínimo estabelecido pelo CNJ para o concurso”, afirmou.

JM/FS