Autofit Section
Palestra sobre o tema será gratuita na EMERJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/08/2019 16:54

Os Fóruns Permanentes de História do Direito e de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas promovem, no próximo dia 4 de setembro, o evento “ Direito, Religião e Cultura Política: Variações”, na EMERJ.

Magistrados, outros operadores do Direito, historiadores, cientistas políticos, sociólogos e estudantes vão se reunir para debaterem o desafio de pensar as relações de poder, que tratam do campo jurídico a partir da religião e da cultura. A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas, e o juiz Carlos Gustavo Vianna Direito, presidente do Fórum Permanente de História do Direito, abrirão o encontro.

As palestras serão ministradas por Gizlene Neder, doutora em História Social (USP); Gilásio Cerqueira Filho, doutor em Ciência Política (USP); Henrique Barahona, mestre e doutor em Sociologia e Direito (UFF); Jefferson de Almeida Pinto, doutor em História (UFF); e Marcelo Neder Cerqueira, doutor em História Social (UFF).

Participam como mediadores o juiz João Marcos Fantinato, o procurador do Estado Flávio Willeman e a procuradora do Município Vanice Regina Lirio do Valle.

O evento ainda contará com as participações especiais do desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas e de Ricardo Bormann (Universität Bremen – Alemanha), que debaterá por videoconferência.

 

Lançamento de livro

Ao final do evento, haverá sessão de autógrafos do livro “Direito, Religião e Cultura Política: Variações”, das organizadoras Gizlene Neder e Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva. A obra aborda as perplexidades de uma ordem política autoritária que se mostra incapaz de atuar sobre políticas públicas eficazes. Destaca, ainda, as disputas entre a Igreja e o Estado que produziram efeitos políticos e ideológicos no Brasil republicano. Os oito capítulos esmiúçam as letras jurídicas sobre casamento e condição feminina; o imaginário político das questões religiosas luso-brasileiras; os impasses dos projetos de Código Civil; a luta pelo direito no Brasil; política, diplomacia e história, dentre outros assuntos.

 

Evento gratuito

O evento é aberto ao público, gratuito, e as inscrições devem ser feitas pelo link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/direito-religiao-e-cultura-politica-variacoes.html

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do encontro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ