Autofit Section
Posto de vacinação do Museu da Justiça segue aberto no feriado da Sexta-feira Santa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/03/2021 13:30

Observada pelo presidente do TJRJ, des. Henrique Carlos de Andrade Figueira, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, Maria das Graças Badajós foi a primeira vacinada no Museu da Justiça

 

Inaugurado na última terça-feira (30/3), o posto de vacinação do Antigo Palácio da Justiça, que sedia o Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), no Centro do Rio, estará funcionando normalmente no feriado desta sexta-feira (2/4). O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel 29, 1º andar, Centro – próximo à Praça XV e o horário de funcionamento do posto é das 8h às 17h.   

Desde que foi aberto, nas presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e do prefeito Eduardo Paes, o espaço de vacinação vem renovando a esperança de cariocas como Maria das Graças Dias Badajós, de 70 anos, primeira vacinada no posto. Moradora do Méier, na Zona Norte da cidade, saiu de casa bem cedo na terça-feira, às 6h da manhã, para cumprir logo sua missão do dia.   

“Não dá para ser feliz com pessoas sofrendo, são todos cidadãos e têm direito à vida”, disse a idosa, que afirmou se preocupar com todos, não importando se moram na África ou perto dela. Mas, mesmo assim, ela saiu da vacinação com o coração renovado. “Fiquei mais animada. Vacina não mata, vacina salva!”, disse Maria da Graça.  

Ela viu sua filha e seu genro adoecerem de Covid-19 com sintomas leves, mas foi a perda de cinco membros de uma família conhecida que a deixou muito chocada com o impacto que a doença pode causar. Para ela, que valoriza o contato humano, o mais difícil é se manter fisicamente distante das pessoas e não ficar amedrontada pela presença do outro. “É ruim sentir medo do outro. Trabalhei o meu psicológico para não ver no meu próximo um inimigo. Quero ter empatia, afetividade, me sentir livre, abraçar, voltar a fazer hidroginástica”, disse. 

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, que acompanhou o início das atividades no posto, a Justiça fluminense está fazendo a sua parte em benefício dos cidadãos. 

“É um prazer e uma alegria muito grande para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro participar da vacinação contra o coronavírus. A atuação do Judiciário tem que se pautar pela prestação de serviço à sociedade, buscando a pacificação social. Na medida em que a gente contribui para a vacinação, isso significa que haverá menos pessoas buscando internações. Essa medida nossa em parceria com a Prefeitura é de grande valia”, ressaltou o presidente do TJ, dizendo que colocou outras comarcas também à disposição para auxiliar neste processo de imunização.   

“Aqui é um lugar emblemático, nós estamos em um local que foi palco de julgamentos históricos, espaço muito bonito e especial”, reforçou o desembargador. 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, agradeceu a parceria e ressaltou a importância da vacinação. “Quero agradecer ao Tribunal de Justiça, que disponibilizou este espaço aqui, que vai ajudar a agilizar a vacinação. Quem vier tomar vacina, terá a possibilidade de conhecer um lugar histórico. Não deixem de se vacinar”, afirmou o prefeito, que deve anunciar na próxima sexta-feira (2/4) os próximos passos relativos à vacinação no município do Rio.  

Ana Maria Perovano estava em uma fila grande num posto no Catete quando soube da nova possibilidade de se vacinar no Antigo Palácio da Justiça

 

Diretor do Departamento de Saúde (Desau) do TJRJ, o médico especializado em terapia intensiva Carlos Henrique Poubel Ferrari ressaltou a importância da vacina no combate à pandemia. 

“Sou médico intensivista de formação, trabalho na linha de frente, atendendo pacientes na rede pública com Covid grave e vejo com muita felicidade e tranquilidade o Poder Judiciário estabelecer esta parceria com a Prefeitura oferecendo sua enorme rede de capilaridade para entregar à população mais esses espaços para vacinar e prevenir. Trabalho nos dois polos da doença, na prevenção e no atendimento do paciente com a doença crítica, que é tudo o que um intensivista não quer”, compartilhou o profissional, destacando que todos devem se vacinar. 

Primeira magistrada fluminense a se vacinar no novo posto, a desembargadora Elisabete Alves de Aguiar, que atua na 8ª Câmara Criminal, comemorou o relevante passo rumo à imunização, após receber a primeira dose.  “Eu não dormi direito esta noite esperando esta vacina. Espero há muito tempo e foi, para mim, algo muito importante. Todas as pessoas devem se vacinar”, disse, emocionada.   

Moradora do Flamengo, Ana Maria Perovano estava em uma fila grande em outro posto, quando soube da nova possibilidade de se vacinar no Antigo Palácio da Justiça. Imediatamente, se deslocou para o local e saiu aliviada após ser rapidamente atendida.  “Tenho a sensação de tranquilidade, paz. Não é fácil enfrentar isso tudo”, afirmou a Ana Maria, que, em um gesto simbólico de carinho e reconhecimento, levou chocolates para presentear os profissionais de saúde que trabalhavam no local.  

Serviço

Local: Posto de vacinação do Antigo Palácio da Justiça - Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) 

Endereço: Rua Dom Manuel 29, 1º andar, Centro – próximo à Praça XV 

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 

Documentos necessários: Identidade, CPF e, se houver, carteira de vacinação 

O local, que tem estrutura de acessibilidade, prestará atendimento durante toda a campanha de vacinação

SF

GALERIA DE FOTOS AQUI (Brunno Dantas/TJRJ)