Autofit Section
Museu da Justiça oferece programação virtual nestas sexta e segunda-feiras
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/04/2021 19:21

Em tempos de confinamento imposto pela pandemia, o acesso à arte alimenta a alma.  Nesta sexta-feira (9/4), o Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) vai promover uma leitura de poesias com a 7ª edição do Sarau das Musas – Homenagem a Cecília Meireles, em formato virtual.  O encontro, que faz parte do programa Direito à Literatura e busca aproximar o Direito das demais áreas humanas, acontecerá a partir das 17h.  

Celebrando os 120 anos de nascimento da escritora, a conversa literária contará com a presença dos professore e estudiosos de sua obra Anélia Pietrani (UFRJ), Darlene J. Sadlier (Indiana University-Bloomington) e Miguel Sanches Neto (UEPG). Os críticos convidados também lerão seus poemas preferidos e os mais representativos da poeta homenageada. 

Além de conversar com os pesquisadores, todos os participantes poderão ler poemas de autoria própria ou não, que, preferencialmente, tenham alguma relação com os temas da poesia de Cecília Meireles. 

 

Literatura Mundial 

Já na segunda-feira (12/4) será a vez de discutir o romance Pedro Páramo, obra-prima da literatura mundial, precursora do realismo mágico, de autoria do ficcionista mexicano Juan Rulfo. Com a leitura e discussão do título, será possível compreender algumas das semelhanças entre as realidades histórias e sociopolíticas mexicana e brasileira.  

A sala virtual estará disponível a partir das 16h45 nos links https://bit.ly/leiturasnopalacio. Há ainda link alternativo de acesso à sala: clique aqui

Nos dois eventos, que contam com o apoio da equipe do Educativo do CCMJ e do poeta W.B. Lemos, doutor em Literatura Comparada, mestre em Literatura Brasileira e instrutor da Escola de Administração Judiciária (Esaj), a participação é gratuita. A classificação indicativa é a partir de 12 anos.  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ccmj.agendacultural@tjrj.jus.br ou pelos telefones 3002-4284 e 3002-4285.