Autofit Section
TJRJ e Prefeitura inauguram a Praça da Justiça
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 08/12/2023 12:40

 

“Essa praça não é do Tribunal, não é da Prefeitura, não é do Estado. Essa praça é do povo. Povo que merece Justiça séria, digna e eficiente. Por isso pedi ao prefeito que nominasse a praça como Praça da Justiça”. Com essas palavras o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou a nova Praça da Justiça, ao lado do chefe de gabinete da Prefeitura, Fernando Dionísio, que representou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (08/12), data que marca o Dia da Justiça.

A nova praça do Centro do Rio é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro. Situada na Avenida Erasmo Braga, entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Dom Manuel, faz parte das ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade.

 

 “Estamos cumprindo uma missão da minha gestão, que é uma missão de todos: a sustentabilidade, abrindo esse espaço público, de lazer. O nome Praça da Justiça é para que a população desta cidade se lembre que sempre terá o Poder Judiciário ao seu lado para garantir todos os direitos consagrados constitucionalmente”, ressaltou o presidente do TJRJ.

A obra de revitalização realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), ocupa uma área de 5.200 m² com total acessibilidade, e tem 20 árvores, além de jardineiras, bancos, ciclofaixa e bicicletário. O projeto da equipe de arquitetos da RioUrbe contou com a participação dos arquitetos do Tribunal. O projeto foi acompanhado pela juíza auxiliar da Presidência, Renata Guarino Martins.

 

                                                               

                                                               

O sub-prefeito do Centro, Alberto Szafran, explicou que a nova praça é um projeto de requalificação urbana: “A Avenida Erasmo Braga era um logradouro público utilizado basicamente para estacionamento de veículos. Agora, devolvemos o espaço para a população. Todos os esforços da prefeitura são para tornar o Centro da cidade mais sustentável”.

Entre as autoridades que estiveram presentes à cerimônia de inauguração estavam os desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJRJ; José Carlos Maldonado de Carvalho, 2º vice-presidente; e Luciano Barreto; os juízes auxiliares da Presidência Renata Guarino, Fernanda Xavier, Ana Paula Barros, João Luiz Ferraz e Marcelo Evaristo. As juízas Renata Gil, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça; Eunice Haddad, presidente da Amaerj; o procurador-geral do município do Rio, Daniel Bucar; e o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, também participaram do evento.

 

Fotos: Rosane Naylor

Drone: Rogério Britto

Departamento de Comunicação Interna