Autofit Section
TJRJ lança 2º episódio do podcast Fórum Aberto
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 11/12/2023 15:32

O segundo episódio do podcast Fórum Aberto, um produto do Estúdio TJRJ, já está disponível nas plataformas digitais.

Dessa vez, a desembargadora Adriana Ramos de Mello, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRJ (COEM), e a delegada Barbara Lomba, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Niterói, foram convidadas para um debate sobre as diversas faces da violência contra a mulher.

O programa abordou os fatores de risco para que um ciclo de violência doméstica e familiar culmine em um feminicídio, além de temas pouco discutidos fora do âmbito institucional, como a violência obstétrica, sofrida pela mulher durante o período de gestação, do parto ou do pós-parto.

De acordo com as entrevistadas, alguns comportamentos que caracterizam violência obstétrica são humilhações, xingamentos e a recusa de atendimento médico adequado às parturientes. A prática ainda pode envolver procedimentos realizados contra a vontade da gestante, como a episiotomia (corte no períneo para agilizar o parto) e o não cumprimento do plano individual de parto pelos profissionais de saúde.

Outro ponto de grande destaque no programa foi a questão da violência psicológica, que ainda enfrenta obstáculos para ser socialmente reconhecida. Sobre o tema, a delegada Barbara Lomba afirmou: “Sempre se associa violência à intencionalidade de dano ou à violência física, que deixa vestígios. Mas violência, na verdade, é a violação do direito do outro, é a anulação ou interferência na manifestação de vontade do outro. Por essa razão, embora a violência psicológica tenha sido tipificada em 2021, ainda há muita resistência. Muitas vezes, as próprias vítimas não percebem, não sabem como narrar a violência sofrida.”

Quanto às perspectivas para o futuro, as convidadas se mostraram esperançosas. “Eu acho que um mundo melhor seria um mundo onde não precisássemos mais dizer o óbvio, que todos e todas somos iguais em direitos e obrigações. Mas acredito que estamos caminhando nesse sentido. Claro que há muitos desafios, mas o Brasil vem avançando muito nas políticas”, disse a desembargadora Adriana Ramos.

Para conferir o episódio na íntegra, acesse os canais do TJRJ no YouTube ou no Spotify. Outra opção é acessar o podcast na página Vídeos Institucionais, no site do Tribunal.

 

 

Sobre o programa

Comandado pelos apresentadores Claudio Pitanga e Gabrielle Dias, o podcast Fórum Aberto é uma produção do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ (DECOI), gerenciado pela Divisão de Mídia Audiovisual (DIMAU). A cada programa, magistrados e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento são convidados para um bate-papo sobre questões de interesse da sociedade, sempre com o objetivo de estabelecer um diálogo aberto com a população, solucionando suas dúvidas mais comuns.

 

Departamento de Comunicação Interna