Autofit Section
Mediadores participam de workshop com o antropólogo Juan Pablo Matta
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 13/12/2023 17:20

 

“Estou muito feliz de estar aqui, um núcleo de referência. Os mediadores e atores do mundo da mediação falam desse lugar”, disse Juan Pablo Matta ao se referir ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJRJ.

Professor visitante, Juan Matta conduziu o workshop "Os Conflitos Desde o Olhar da Antropologia - Diálogos com a Mediação”, encerrando o ano de 2023 do Programa de Aprimoramento de Mediadores (PAM) do NUPEMEC.

Antropólogo social, o professor é diretor do Grupo de Estudos Socioculturais do Conflito e co-diretor da Diplomatura Superior em Educação para a Paz e Abordagem da Conflitividade Social da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN). Ele contou que depois de finalizar a pesquisa do doutorado, começou a trabalhar em uma oficina de mediação a convite do governo argentino. Foi se familiarizando com a mediação e descobriu que a sua formação de antropólogo tem muitas conexões com esse método de solução de conflitos.

“A papel da antropologia foi fundamental desde o início da história da mediação, em 1936, nos Estados Unidos. Os exemplos eram todos tomados da antropologia, que participou silenciosamente do processo. Observações conceituais da antropologia ajudam muito o exercício da mediação”, destacou o antropólogo.

 

Departamento de Comunicação Interna