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Conciliação: forma mais econômica, prática e rápida para solução de conflitos do consumidor
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/11/2023 16:10

Muitos consumidores enfrentam dificuldades na hora de resolver suas demandas com empresas de setores como telefonia, financeiro e concessionárias de serviços públicos. Por causa disso, várias questões que poderiam ser facilmente resolvidas vão parar no Judiciário, o que é ruim para todos: cliente, empresa e a própria Justiça, que fica lotada de ações de Direito do Consumidor, prejudicando a celeridade no julgamento de outros feitos.  


Para facilitar a resolução dessas solicitações de consumo, está sendo realizada até amanhã (10/11), no Tribunal de Justiça do Rio, a XVIII Semana Nacional de Conciliação, no horário de 11h as 17h, na Lâmina V, térreo, sala T05, Centro do Rio. Participam do evento empresas de telefonia (Oi – Telemar, Claro, Tim e Vivo), concessionárias Light, Águas do Rio e Naturgy e Banco Itaú.  


Centro Permanente de Conciliação 


O TJRJ tem ainda projetos permanentes para a solução dos conflitos consumeristas. O Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis disponibiliza um e-mail como canal virtual facilitador da conciliação pré-processual, meio mais rápido e econômico. O contato, que também pode feito por representação de advogados caso o consumidor prefira, dispensa a elaboração de petição inicial e evita que a questão precise ser judicializada. 
O acordo é formalizado por meio de uma ata que, após homologada, passa a valer como título executivo judicial.  As tratativas são todas realizadas por e-mail, não sendo necessária a presença das partes, nem a marcação de audiências.  


Confira os e-mails das empresas participantes do projeto:  
conciliar.casa&video@tjrj.jus.br (Casa&Video) 
conciliar.americanas@tjrj.jus.br (Lojas Americanas; Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) 
conciliarclaro@tjrj.jus.br (CLARO) 
conciliartim@tjrj.jus.br (TIM) 
conciliarvivo@tjrj.jus.br (VIVO) 
conciliaroi@tjrj.jus.br (OI) 
conciliartam@tjrj.jus.br (TAM) 
conciliargol@tjrj.jus.br (GOL) 
conciliarestacio@tjrj.jus.br (ESTÁCIO DE SÁ) 
conciliaritau@tjrj.jus.br (ITAÚ) 
conciliarsky@tjrj.jus.br (SKY) 
conciliarcarrefour@tjrj.jus.br (CARREFOUR) 
conciliarbancocarreofur@tjrj.jus.br ( BANCO CARREFOUR) 
conciliarunimed@tjrj.jus.br (UNIMED) 
conciliarbradesco@tjrj.jus.br (BRADESCO) 
conciliarbrastempconsul@tjrj.jus.br (BRASTEMP/CONSUL) 
conciliarlight@tjrj.jus.br (LIGHT) 
conciliar.naturgy@tjrj.jus.br (NATURGY) 
conciliarcasasbahia@tjrj.jus.br (CASAS BAHIA) 
conciliarpontofrio@tjrj.jus.br (PONTO FRIO) 
conciliarbritania@tjrj.jus.br (BRITANIA) 
conciliarphilco@tjrj.jus.br (PHILCO) 
conciliarsamsung@tjrj.jus.br (SAMSUNG) 
conciliarsantander@tjrj.jus.br (SANTANDER) 
conciliardell@tjrj.jus.br (DELL) 
conciliarmotorola@tjrj.jus.br (MOTOROLA) 
conciliarlenovo@tjrj.jus.br (LENOVO) 
conciliaribi@tjrj.jus.br ( IBI) 
conciliarcbss@tjrj.jus.br (BANCO CBSS) 
conciiardigio@tjrj.jus.br (CARTÃO DIGIO) 
conciliaralelo@tjrj.jus.br (ALELO) 
conciliar.ame@tjrj.jus.br (Cartão AME) 
conciliar.aguasdorio@tjrj.jus.br (Águas do Rio) 
 
Caso o consumidor pretenda conciliar com outra empresa que ainda não participe da iniciativa, deve enviar seu e-mail para o seguinte endereço: conciliarelegal@tjrj.jus.br  
 

Projeto Expressinho 

O Projeto Expressinho é outra forma rápida, econômica e prática de resolver suas questões de Direito do Consumidor.  O atendimento gratuito é realizado, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no térreo da Lâmina V, sala T05. O acordo celebrado é homologado por um magistrado, valendo como título judicial.  
Empresas participantes: 
Oi – Telemar – todos os dias 
Tim – última terça-feira do mês 
Light – terças-feiras 
Claro (TV móvel, fixo, Nextel, Net e Embratel) – terças e quintas-feiras 
Águas do Rio – Segundas-feiras 
 
Facilite a sua vida. Concilie! 
 
SP/MB