Autofit Section
Cejai do TJRJ participa da Conferência Latino-Americana de Adoção Internacional
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/12/2023 19:28

A equipe da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participou, nos dias 29 e 30 de novembro, da Conferência Latino-Americana de Adoção Internacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus/MJSP).

O evento reuniu autoridades nacionais e internacionais para debater sobre temas como o processo de adoção internacional, o acompanhamento após a adoção e a situação das crianças acolhidas nas áreas de fronteira.

“O objetivo do encontro é permitir a troca de experiências na área de adoção internacional entre as Cejais do Brasil e autoridades do Peru, do Equador e da Argentina”, explicou Ludmilla de Azevedo Carvalho, secretária executiva da Cejai do TJRJ.

A coordenadora-geral da Autoridade Central Administrativa Federal, Michelle Najara, destacou a importância de desmistificar a adoção internacional.

“A adoção internacional ainda enfrenta algumas resistências. Por isso, esse debate é tão importante para a divulgação das boas práticas e experiências, inclusive de atores internacionais, além de possibilitar a troca de ideias entre as autoridades estaduais com o propósito de viabilizar e tornar a adoção internacional mais segura”, disse.

Representando o TJRJ também participaram do evento a juíza Ana Helena da Silva Rodrigues, membro da Cejai, e a psicóloga da Cejai, Maria das Graças dos Santos Duarte.

MB