Autofit Section
Cristo Redentor recebe culto ecumênico e é iluminado em vermelho pelo Dia da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/12/2023 13:56

                                                           Magistrados e servidores dos quatro tribunais que integram o Fojurj (TJRJ, TRT1, TRE-RJ e TRF2) após o culto ecumênico no Cristo Redentor

 

O Cristo Redentor, um dos principais cartões postais da Cidade do Rio, foi iluminado na cor vermelha na noite desta quinta-feira (7/12) em comemoração ao Dia da Justiça (8/12). O espaço também recebeu o culto ecumênico organizado pelo Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). A solenidade reuniu representantes das religiões católica, espírita, evangélica, judaica, mulçumana, de matrizes africanas e Hare Krishna.  
  
Participaram do ato ecumênico os presidentes dos quatro tribunais sediados na capital fluminense: desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); desembargador João Ziraldo Maia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ); desembargador Guilherme Calmon, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e desembargador Cesar Marques Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).   
 
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, cumprimentou as autoridades e representantes das instituições religiosas. O magistrado também destacou o espírito de cooperação que une os quatro tribunais do Rio.  
 
“Que esse espírito de parceria, de trocas de experiência e boas práticas nos acompanhe pela vida. Nós, homens públicos, temos a obrigação de voltar nossas atenções aos mais necessitados e vulneráveis. Esse momento é especial pois nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade social”, declarou.  

                                             O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, no culto ecumênico realizado pelo Fojurj 

 
Para o presidente do TRF-2, desembargador Guilherme Calmon, o ano de 2023 marcou uma nova fase para os tribunais fluminenses, com a instalação do Fojurj.   
 
“O Dia da Justiça é simbólico para relembrar a atuação do Judiciário em prol da sociedade. Daí a importância da união dos quatro tribunais do Rio aos pés do Cristo Redentor, símbolo da paz”, declarou.   
 
Em suas falas, os presidentes do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, e do TRT-1, desembargador César Marques, também destacaram a parceria entre os quatro tribunais.   
 
“A nossa união se torna necessária diante dos desafios diários que enfrentamos. Esse momento é de profunda reflexão”, considerou o presidente do TRT-1 César Marques.   
 
“Nós somos instrumentos de Deus para distribuição da Justiça. Nesse momento, gostaria de agradecer a honraria de ter recebido essa missão”, destacou o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia.  
 
Também fizeram uso da palavra Márcio de Jagun, do Candomblé; o pastor Edvaldo Nascimento, da Igreja Batista; Alexandre Pereira, do Espiritismo; Kunti Devi Dasi, Hare Krishna; Paulo Maltz, representando a comunidade judaica; sheikh Adam Mohammed, representando a comunidade mulçumana; e o padre Vitor Pimentel, da Igreja Católica. Eles expressaram mensagens de paz, amor e harmonia e destacaram a Justiça como atividade nobre e essencial para a paz social.    
A orquestra Violões do Forte, composta por 25 jovens oriundos da rede pública de ensino, se apresentou durante o culto ecumênico.   
 
MG/FS 

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ