Autofit Section
Retrato do desembargador Henrique Figueira é inaugurado na Galeria dos Presidentes do Tribunal de Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/12/2023 14:47

                                                 O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; sua esposa, Marta de Almeida Rodrigues Cardoso; o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira e sua esposa, Inês Pedrosa de Andrade Figueira, descerraram o retrato

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou, nesta sexta-feira (8/12), o retrato do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ no biênio 2021/2022, na Galeria de Retratos dos Presidentes do Tribunal de Justiça, localizada no 10º andar do Fórum Central. A aposição do retrato aconteceu em meio às comemorações pelo Dia da Justiça.
O retrato foi descerrado pelo dispositivo de honra composto pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; sua esposa, Marta de Almeida Rodrigues Cardoso; o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira e sua esposa, a procuradora Inês Pedrosa de Andrade Figueira. 

“A sua presidência foi marcada por ações e decisões que visaram o aprimoramento da Justiça fluminense. Apenas para exemplificar, dentre tantos projetos, destaco o início do processo de implementação de um novo sistema de informática, o PJE, e a aceleração do processo de digitalização de todo o acervo processual. Na área de valorização dos servidores, implementou um novo Plano de Cargos e Salários, que se caracteriza pela preocupação com a valorização funcional”, disse o presidente Ricardo Cardozo, lembrando, ainda, da construção do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

O desembargador Henrique Figueira agradeceu as palavras do presidente e a presença dos ex-presidentes que participaram da homenagem, como os desembargadores Marcus Antonio de Souza Faver, Sergio Cavalieri Filho, José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, Luiz Zveiter e Claudio de Mello Tavares, assim como do governador do Estado, Claudio Castro, a quem agradeceu pelo apoio no pagamento de precatórios.

“É um momento de rara emoção e é hora de agradecer. Essa é uma das funções mais importantes da Justiça: temos que ter uma relação constante com a sociedade, temos que estar sempre vinculados aos Poderes, irmanados para poder desenvolver o que seja melhor para a sociedade. Fiz algumas coisas que me orgulham muito, como a reorganização do quadro dos servidores, a alteração da estrutura do 1º grau, a especialização das câmaras em Pública e Privada e o concurso para juiz, que conseguimos realizar em plena pandemia”, disse o homenageado. 

O desembargador Henrique Figueira agradeceu a parceria do presidente Ricardo Cardozo, então corregedor-geral da Justiça, dos vice-presidentes e juízes auxiliares da sua gestão, assim como a colaboração do Órgão Especial, do Conselho da Magistratura, dos magistrados, do SindJustiça e dos servidores do Tribunal. Os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, assim como da OAB, do Ministério Público e da Defensoria Pública também foram lembrados em seu discurso. Por fim, agradeceu ao apoio incondicional da sua família, representada na cerimônia por sua esposa, a procuradora Inês Pedrosa de Andrade Figueira.

 

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ
SF/MB