Autofit Section
Projeto “Olhar do Futuro” promove mais de dois mil exames oftalmológicos gratuitos para crianças em Petrópolis
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/12/2023 11:29

O estudante Gabriel Rocha, prefeito Rubens Bomtempo, David Ferran (presidente da Zeiss para América Latina), presidente do TJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, Felipe Santin (ong Renovatio), juiz José Claudio e secretária de Educaçao Adriana de Paula e as estudantes Isabela Dias e Sofia Abrantes na cerimônia de entrega de óculos aos alunos da rede pública 

 

Sofia Abrantes, de 12 anos, tinha bastante dificuldade de copiar os exercícios que a professora passava na lousa, durante as aulas. Além disso, a menina vivia com dores de cabeça. Isabela Dias, de 13 anos, já usava óculos desde os seis, mas sentia que precisava trocá-los. “Estava incomodada, não conseguia mais ter o mesmo rendimento escolar de antes”, diz.

Sofia e Isabela são alunas da rede pública de ensino de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, e foram beneficiadas pela ação social “Olhar do futuro: educação que vê além”, promovida entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro. A cerimônia de encerramento da campanha foi realizada, nesta terça-feira (12/12), na sede da empresa multinacional Zeiss.

 

Alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, os estudantes Gabriel Rocha, Isabela Dias e Sofia Abrantes receberam óculos de graça através do projeto "Olhar do Futuro"

 

Na ação social, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI) de Petrópolis, a Prefeitura local, a Zeiss, e a ONG Renovatio se uniram para oferecer exames oftalmológicos gratuitos e promover a doação de óculos com lentes personalizadas para os estudantes. No total, foram realizados 2.283 atendimentos e doados 302 óculos. Durante os dias de campanha, 958 crianças passaram por um exame oftalmológico pela primeira vez.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, prestigiou o evento de encerramento. Na ocasião, o magistrado destacou a importância do Poder Judiciário estar aberto ao diálogo com a sociedade.

“Antes, o objetivo do Judiciário era somente oferecer a prestação jurisdicional. Atualmente, tudo mudou. Por isso é importante a minha presença aqui, para dizer que estamos com vocês, que queremos ajudar nos projetos sociais. Eu gostaria de agradecer ao juiz José Cláudio Fernandes por sair, participar, por abraçar essa ideia. Basta querer que é possível fazer e hoje chegamos a esse maravilhoso resultado”, declarou.

Em sua fala, o juiz José Cláudio Fernandes, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis, disse que a saúde ocular pode ter grande impacto no desenvolvimento acadêmico da criança e do adolescente. O magistrado agradeceu a todos que contribuíram e desejou que o projeto seja permanente.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, disse que, na campanha, foram disponibilizados os melhores equipamentos para garantir a acuidade visual das crianças. Ele também destacou a união de várias instituições e setores em prol do bem comum. Já Felipe Santin, coordenador de ações socais da ONG Renovatio, acredita que a iniciativa transformou a vida das crianças atendidas.

“Podemos ter a melhor escola, os melhores professores, os melhores livros. Mas nada disso adiantará se criança não consegue enxergar a lousa”, considerou.

David Ferran, presidente da Zeiss para América Latina, agradeceu ao juiz José Cláudio pela parceria e dedicação. Ele destacou que a empresa Zeiss, que completou 177 anos, quer contribuir com a sociedade, especialmente com Petrópolis.

“Nos sentimos em casa e é por isso que queremos dar um retorno para a cidade. Saúde visual faz parte do nosso dia a dia. Resolvendo o problema visual, ajudamos as crianças a melhorarem seus desempenhos nos estudos”, acredita.

Também participaram da cerimônia, a secretária municipal de educação Adriana de Paula e o tenente coronel Fábio Amaral, do 32º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha. Ao final do evento, Sofia Abrantes, Isabela Dias e Gabriel Rocha receberam seus óculos, representando as demais crianças beneficiadas.


MG/FS

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ