Autofit Section
Revista Magistratus é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/06/2018 16:27

A revista Magistratus, da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), vai concorrer ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2018, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A indicação foi para as categorias Mídia Impressa, pelo projeto da Revista Magistratus e Reportagem Escrita, com a matéria “Questões de Gênero”, divulgada na 3ª edição.

A 16ª edição do prêmio contou com 286 projetos inscritos por diversas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro. Os melhores trabalhos serão classificados para premiações ao primeiro, segundo e terceiro lugares em 15 categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 22 deste mês, durante a realização do XIV Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2018), em Cuiabá, Mato Grosso.

Julgadores e Finalistas

A comissão julgadora será formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado jornalístico, de diversas regiões do país. Saiba quem são eles, no link:

http://fncj.org.br/2018/05/conheca-a-comissao-julgadora-do-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica/

Conheça todos os finalistas no link: http://fncj.org.br/2018/06/anunciados-os-finalistas-do-16o-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica-confira/

Magistratus

Com a criação da Assessoria de Comunicação pela Emerj em 2017, um dos projetos inovadores foi a publicação edição da sua revista institucional. A Magistratus reúne temas debatidos por ministros, magistrados, professores, e demais especialistas e operadores do meio jurídico nacional e internacional, que participam de palestras e dos seminários promovidos pela Escola.

A Revista Magistratus é um veículo de comunicação dinâmico e informal, com leitura simples e atrativa. O objetivo é a divulgação de questões atuais em debate, que no foco da comunidade jurídica e da sociedade.

Com layout moderno, a Magistratus é a primeira revista institucional de uma Escola de Magistratura estadual do país.

Completando um ano, a Magistratus já publicou quatro edições, com os temas: “A Formação Multidisciplinar do Juiz”; “Um novo Tempo, um novo Direito”, “Questões de Gênero” e “Ativismo Judicial”.

Acesse a versão digital da revista pelo link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/magistratus/revista_magistratus.html

Questões de Gênero

A matéria “Questões de Gênero”, capa da 3ª edição da revista, aborda o tema transexualidade, numa análise por operadores do Direito. Com depoimentos de três personagens mostra como vivenciaram as dificuldades no processo de transição e aceitação, tornando-se referência de luta em favor dos transexuais. Os depoimentos são de Tarso Brant, ator transgênero que participou da novela da TV Globo “A Força do Querer”; Maria Eduarda, a primeira advogada transgênera a obter a troca social do nome na carteira da OAB/RJ; e Jordhan Lessa, primeiro guarda municipal trans do Rio de Janeiro.

As análises da questão foram feitas pelos ministros Luiz Fux e Carlos Ayres Britto, a advogada Maria Berenice Dias, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Andrea Pachá. O leitor também poderá conferir estatísticas sobre o assunto, que comprovam que o Brasil é o país em que há mais crimes por homofobia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da Emerj