Autofit Section
Ecad perde ação contra Riotur para aumento de direitos autorais pelo Fifa Fun Fest
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/07/2018 18:38

Os desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio negaram recurso do Ecad contra decisão da primeira instância que não autorizou o aumento de 10% para 15% em relação ao percentual que teria que receber da Riotur pela cobrança de direitos autorais referente ao evento Fifa Fun Fest, realizado na Praia de Copacabana, durante a Copa de 2010, na África do Sul.

Na sua argumentação, o Ecad alegou que o evento provocou disputas acirradas pelos outdoors, atraindo mais patrocinadores, o que justificaria o aumento do percentual. Os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, desembargador Bernardo Garcez, que considerou abusiva a incidência do percentual sobre o orçamento total do evento, conforme o Ecad queria.

“A incidência de percentual sobre o orçamento total do evento é abusiva. Isso porque abrange valores distintos do objeto a que se visa proteger - os direitos autorais. Portanto, considerar valores de serviços, não compreendidos na execução das obras musicais, tornaria o apelante verdadeiro sócio dos lucros do evento. Além disso, tal parâmetro de cobrança difere do usualmente cobrado (10% sobre o valor dos cachês artísticos). Segundo a agravada, foi esse o percentual recolhido durante 30 anos”, destacou o relator em seu voto.

Processo nº 0018094-37.2013.8.19.0001

JM/SF