Autofit Section
TJRJ realiza primeira mediação por aplicativo da capital
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/09/2018 14:50

Uma mulher radicada em Manchester, Inglaterra, e seu ex-marido, morador do Rio de Janeiro, discutem, na Justiça, sobre a pensão alimentícia do filho. No passado, a realização de uma audiência desse caso poderia encontrar algumas barreiras. Atualmente, no entanto, a distância física entre as partes não é mais um problema graças a uma inovação do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec): um aplicativo do Projeto Justiça Digital.

Idealizada por um grupo de servidores do TJRJ, a iniciativa foi implantada inicialmente no Fórum da Leopoldina. Na tarde dessa segunda-feira, dia 24, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizou a primeira mediação via aplicativo na capital. Na ocasião, foi ouvida a advogada da mulher, diretamente da Inglaterra, e marcada uma nova sessão para o dia 2 de outubro.

Para o desembargador Cesar Cury, presidente do Nupemec, o projeto facilita o trabalho e atende à necessidade da sociedade. “O aplicativo já é reconhecido como útil por todos que o utilizam. Ele foi elaborado para atender moradores de áreas consideradas de risco, mas estamos ampliando essa pretensão inicial de maneira a permitir que mais pessoas sejam beneficiadas”, disse.

Todo o procedimento é digital, incluindo a assinatura da ata. “Pretendemos levar, nos próximos meses, a todo Estado”, finaliza.

MG/ SP