Autofit Section
Especialista prega prática de exercícios no dia a dia, na abertura da Semana do Servidor
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/10/2018 21:25

                                                            Marcio Atalla destacou a importância da mudança de hábitos para atingir uma melhor qualidade de vida

 

“Temos que incorporar o movimento ao nosso dia a dia. Através do movimento diário, do que a gente faz no nosso cotidiano, é possível se tornar uma pessoa ativa”, afirmou o professor de educação física e especialista em treinamento de alto rendimento Márcio Atalla, durante a palestra “Sua Vida em Movimento”, que abriu as atividades da Semana do Servidor 2018. A Semana, em comemoração ao Dia do Servidor Público, é promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com a Amil.

Para o especialista, que está lançando seu terceiro livro, “A dieta Ideal”, em parceria com a nutricionista Desire Coelho, não existe fórmula mágica para alcançar uma melhor qualidade de vida. Para ele, somente com boas escolhas é possível conquistá-la.

“O que vai determinar a melhoria da nossa qualidade de vida é a mudança no nosso estilo de vida, que é determinado por aquilo que fazemos na maior parte dos dias. O grande problema é que queremos, sempre, eleger um vilão, quando, na verdade, a causa está nos nossos hábitos”, disse.

Atalla lembrou que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e o quinto no mundo. Na opinião do especialista, o mais difícil para as pessoas abandonarem o sedentarismo é se conscientizar sobre a necessidade da mudança de hábito.

“Até a década de 80, o brasileiro dava 10 mil passos por dia. Hoje damos pouco mais de dois mil. E quando falo sobre a importância de incorporar o movimento não quero dizer que a pessoa precise se matricular em uma academia. O mais importante é ela escolher uma atividade que consiga fazer todos os dias. Subir as escadas do prédio onde trabalha pode ser uma solução saudável”, avaliou.

Ele encerrou sua palestra afirmando que não existe uma dieta ideal para aqueles que buscam melhorar sua saúde.

“Não existe uma dieta ideal. Conheço vegetarianos magros e obesos. Na verdade, é muito mais fácil dizer que o arroz ou o glúten engorda do que mudar o estilo de vida. O mais importante é aumentar o consumo de fibras, não exagerar no açúcar, sal e gordura, e ingerir bastante água”, considerou, acrescentando três dicas que também considera fundamentais: “Não fumar, não ser sedentários e comer 10% a menos de calorias de cada refeição. Isso vai diminuir em 72% as chances de a pessoa ficar doente”, afirmou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, presidindo a mesa da atividade, abriu o evento saudando os serventuários que lotaram o Auditório Desembargador José Navega Cretton, pela Semana do Servidor. Ele destacou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça visando à melhoria da qualidade de vida.

“É com muita satisfação que participo da abertura dessa Semana do Servidor. Torna-se importante ressaltar que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro investe em seus serventuários com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida, dentro de um contexto de minimização dos riscos à saúde no ambiente de trabalho. E para construção de uma política de proteção e valorização da saúde do servidor é fundamental a existência de um espaço para discussão desse tema, com a participação de gestores e servidores”, disse o servidor.

O corregedor-geral aproveitou para destacar o comprometimento do serventuário, que se depara, diariamente, junto com os juízes, com um ambiente estressante em razão das expectativas imediatas dos jurisdicionados.

“Os serventuários, assim como os juízes, vivem em um ambiente muito estressante, porque o cidadão que bate à porta da Justiça quer uma solução rápida. No cotidiano, os servidores se deparam com inúmeras dificuldades, vivenciando problemas, ouvindo críticas e anseios, lidam diretamente com a ansiedade daqueles que clamam pela Justiça. Por isso, parabenizo a todos os serventuários, e tenho muito que me orgulhar, porque os vejo totalmente comprometidos”, saudou.

O evento foi organizado pela Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas (DGPES). Também participaram da mesa de abertura da Semana do Servidor, o juiz auxiliar da Presidência do TJRJ, Marcello Rubioli, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Luiz Eduardo Canabarro, e o diretor-geral da DGPES, Gabriel  Albuquerque Pinto. 

Foto: Bruno Dantas/TJRJ

JM/AB