Autofit Section
Presidente do TJRJ recebe governador eleito
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/11/2018 19:41
Wilson Witzel apresentou propostas nos campos da mediação e da dívida ativa

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, recebeu nesta quinta, dia 1º, o governador eleito do estado, Wilson Witzel. Entre os assuntos, a mediação foi apresentada pelo governador como alternativa para lidar com os processos que envolvem a dívida ativa do estado, calculada hoje em mais de R$ 70 bilhões.

Witzel afirmou que a mediação pode ser um caminho de solução de conflitos, e defendeu maior flexibilidade para poder mediar o pagamento da dívida. Autor de artigos científicos sobre o tema, o governador acredita que uma parte do total, cerca de R$ 20 bilhões, está em condições de serem cobradas.

“Precisamos reduzir sensivelmente o estoque e evitar o acúmulo. Nós queremos evitar encaminhar para o Tribunal dívidas vencidas há muito tempo. A partir de 30 dias, se não for paga, temos que estar em condições de fazer cobrança. Se for necessário vamos contratar empresas especializadas nesse serviço”, explicou Witzel, que disse não ter nomeado ainda seu procurador-geral do estado.

Na relação com o Judiciário, Witzel afirmou que respeitará a separação dos poderes e procurará uma relação harmônica nos próximos quatro anos.

O presidente do TJRJ explicou as políticas de mediação feitas pelo Tribunal e o funcionamento da área da Fazenda Pública. “Teremos uma relação de respeito com o próximo governo. O TJRJ se coloca à disposição para colaborar para a arrecadação do estado via dívida ativa.

FB/CHV

Galeria de Imagens