Autofit Section
Orquestra Verde traz música e sustentabilidade ao Museu da Justiça neste sábado
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/10/2019 14:00

 

Formada por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Verde, uma das formações musicais do Programa Orquestra nas Escolas, se apresenta neste sábado (5/10), às 14h, no Museu da Justiça. O grupo une música e sustentabilidade, através de instrumentos produzidos com material reciclado. No repertório, músicas de grandes compositores nacionais e internacionais, como Michael Jackson, Milton Nascimento e Vinícius de Moraes.

A apresentação mostrará ao público que é possível formar uma orquestra utilizando instrumentos construídos com materiais reaproveitados, como pvc, madeiras, garrafas pet, linhas, plásticos, chaves, macarrão de piscina, entre outros materiais, que teriam um destino impróprio e que causariam danos ao meio ambiente.

Entre os instrumentos, destacam-se o banjolino, tubocello, claricano, tuboflauta e instrumentos de percussão, como o chinelofone, chavilhão, tambores, chocalho, timbacano, tubotons, entre outros, que juntos, produzem o som dos outros instrumentos convencionais.

É muito prazeroso levar ao público a questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente de uma forma tão lúdica através da música”, conta o maestro e professor do grupo, Gustavo Fernandes.

O evento faz parte da programação do Festival Desculpe Incomodar, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O festival é uma iniciativa de promoção da emancipação das pessoas em situação de rua através da arte e da cultura junto a um potente grupo de parceiros que compõe o comitê deste projeto.

 

Serviço:

Orquestra Verde no Museu da Justiça

Obras de Michael Jackson, Milton Nascimento, André Filho, Baden Powell e Vinícius de Moraes, Coldplay, Sérgio Mendes e Carlinhos Brown

05 de outubro, às 14h, na Sala Multiuso do CCMJ

Rua Dom Manuel, 29 – Centro, Rio de Janeiro, RJ

Entrada gratuita – Senhas distribuídas às 13h 30min