Autofit Section
Desembargador Jessé Torres recebe homenagem no Órgão Especial
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/03/2021 19:05

 

Aplausos marcaram a homenagem virtual de despedida do desembargador Jessé Torres, que participou, nesta segunda-feira (15/03), de sua última sessão no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O magistrado vai se aposentar, compulsoriamente, aos 75 anos completos nesta semana e recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense das mãos do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.  

Em nome do Tribunal, usou da palavra o desembargador Luiz Felipe Francisco que, referindo-se ao homenageado, ressaltou sua marcante operosidade, seu trato cordialíssimo com os colegas e funcionários, além de sua capacidade de liderança singular, afirmando que em sua atuação como advogado, como magistrado e como educador, o desembargador Jessé Torres "personificou sempre o exemplo daqueles que se aprestam para o serviço da justiça, com dedicação, seriedade e trabalho, na composição do plasma moral, de que se nutre o sublime ideal de servir". 

Casado, pai de dois filhos (um falecido) e com dois netos, Jessé Torres tomou posse como juiz de Direito no TJRJ, em 1984, tendo atuado ainda como advogado, professor universitário e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).  

Nascido no Rio de Janeiro, o magistrado atuou na Região Serrana do estado, em locais como Petrópolis, trabalhou em oito Câmaras  Cíveis e Criminais, presidiu a Comissão de Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) por duas gestões e, atualmente, estava à frente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus).  

Em sua despedida em meio à pandemia, o desembargador agradeceu aos colegas magistrados, aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, aos seus assessores e a toda a equipe do TJRJ, lembrando das orientações do desembargador Décio Cretton ao ser empossado, em 1984.  

"Este momento não é só de despedida, mas de agradecimento. Jamais esqueci as orientações dele e sempre tentei colocá-las em prática. Julguei 98% dos 38 mil processos que me foram distribuídos através de um trabalho permanente de equipe”, completou. 

SV/MB