Autofit Section

Reformulação de RADs

 

Uma das iniciativas da atual administração visando a modernização e a simplificação da linguagem jurídico-administrativa é o aperfeiçoamento das Rotinas Administrativas (RAD), com inspiração no Visual Law.

Nesta iniciativa, as RAD passarão por um processo de redução da carga textual, com nova ênfase na representação gráfica dos processos de trabalho com o uso de fluxogramas. Esta modificação, além de reduzir sensivelmente o número de páginas desses documentos e de torná-los visualmente muito mais agradáveis, possibilita uma rápida identificação da interação entre as unidades na realização as atividades, a observação dos gargalos e loops no processo de trabalho e a redução de redundâncias de tarefas, o que contribui para a otimização dos processos de trabalho como um todo. Um dos objetivos é que as RAD, mais do que meros registros dos processos de trabalho, sejam documentos plenamente funcionais, que possam ser facilmente consultados, lidos e compreendidos, maximizando seu uso institucionais.

 

 Principais observações sobre o projeto:

  • O modelo anterior de RAD privilegiava a linguagem textual enquanto o novo modelo privilegiava o uso de elementos visuais.

  • A implementação do novo modelo de RAD tem por objetivos:

  1. Simplificação da linguagem dos documentos (com inspiração no visual law);
  2. Predominância na utilização de linguagem gráfica e imagens, em relação à textos;
  3. Celeridade na atividade de mapeamento dos processos de trabalho do TJRJ (gestão e registro do conhecimento institucional);
  4. Melhoria da visualização das responsabilidades e das interações entre as unidades do TJRJ;
  5. Facilidade na atividade de revisão e atualização dos processos de trabalho já mapeados.

 

Nesta rotina se observa redução de aproximadamente, 60% do número de páginas, em relação à versão convencional.

 

Clique aqui e acesse o exemplo de uma RAD elaborada no novo modelo >>>