Autofit Section

Tirinhas Jurídicas

As Tirinhas Jurídicas são elaboradas para ajudar na compreensão de expressões e procedimentos jurídicos em situações que acontecem no dia a dia do Tribunal. As histórias são curtas (3 quadrinhos) utilizando sempre uma comunicação clara, objetiva, acessível e inclusiva, conforme sugerido no nosso Manual da Linguagem Simples.

Para o desenho dos personagens, foi utilizada a metodologia ‘Visual Thinking’ (ou ‘Pensamento Visual’) que busca representar as informações de uma maneira simples, não fazendo distinção de raça, identidade de gênero, etnia, credo ou traços pessoais, possibilitando que todos se identifiquem com a imagem.

O teor das tirinhas, inclusive no que se refere às situações representadas, foi elaborado com base em pesquisas realizadas junto ao público interno e externo, além de outros relatos de servidores fundados nas experiências do cotidiano.

 

As Tirinhas Jurídicas possuem texto alternativo na imagem.

 

Autos conclusos 

Autodescrição: Três quadros em um ambiente urbano com fundo azul. Juntos formam uma história em quadrinhos com a ilustração de duas pessoas com traços simples sem características físicas conversando. Quadro 1. Texto: Quer dizer que entramos com o processo há uma semana e ele já está concluído? Quadro 2. Texto: Não...Ele está concluso, não concluído. E o que isso quer dizer? Quadro 3. Texto: Concluso é um termo que indica que o processo foi enviado ao magistrado, para ele tomar uma decisão. Ah, perfeito. Agora é só aguardar.

 

Linguagem simples

Autodescrição: Três quadros com fundo na cor bege com uma janela. Juntos formam uma história em quadrinhos com a ilustração de duas pessoas com traços simples sem características físicas conversando. Quadro 1. Texto: Peguei meu processo pra ler e acho que algumas partes estão em grego... Não é grego não, é latim ... e português, claro! Quadro 2. Texto: Às vezes é difícil entender ... É o estilo formal e técnico dos documentos. Quadro 3. Texto: Mas o Tribunal fez um dicionário de termos jurídicos para ajudar. Tem até imagens para reforçar a ideia. Obrigado! Vou consultar!

 

Intimação de testemunha

Autodescrição: Três quadros com fundo em ambiente externo de um parque. Juntos formam uma história em quadrinhos com a ilustração de duas pessoas com traços simples sem características físicas conversando. Quadro 1. Texto: Estou intimado para comparecer na Justiça!? Mas eu não fiz nada. Quadro 2. Texto: Não se preocupe ... O processo não é contra você, é apenas uma convocação para ser testemunha e falar sobre algum fato que você sabe. Ah... E o que devo fazer? Quadro 3. Texto: Basta comparecer no dia e no local indicados e responder às perguntas com a verdade. Pode deixar! Até porque sei que mentir para o juiz é crime.

 

Contrarrazões

Autodescrição: Três quadros com fundo de cor laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos com a ilustração de duas pessoas com traços simples sem características físicas. Quadro 1. Texto: Nosso advogado acabou de ligar. Disse que saiu a sentença e que foi favorável. Que bom ganhamos a causa! Quadro 2. Texto: Mas ele me alertou que a outra parte ainda poderia recorrer, para tentar alterar o resultado. E se recorrerem? O que faremos? Perguntou para ele? Quadro 3. Texto: Claro! Aí teríamos que apresentar contrarrazões, que servem pra rebater os argumentos do recurso. Entendi...Seriam as nossas razões contra as deles. Gostei do nome!

 

Trânsito em julgado