Autofit Section

 

Ranking da Governança do PJERJ

Buscando soluções inovadoras de como de como trazer melhorias para a governança interna do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o IdeaRio se propôs a enfrentar o macrodesafio ‘como monitorar o nível de entrega de valor público pelas Secretarias Gerais ao cidadão?’, através do Design Thinking.
 
A solução escolhida foi uma gamificação com as Secretarias-Gerais, Diretorias-Gerais e unidades assemelhadas que integram a estrutura administrativa, criando um ranqueamento das unidades conforme a pontuação obtida num questionário baseado nos critérios de eficiência, transparência e responsabilidade.
Em 29/07/2024, foi publicado o Ato Normativo TJ nº 36/2024, criando 'o Ranking da Governança do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de avaliar a implementação da governança interna do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)’.

 

‘E se a Inspeção fosse Hoje?’ (Governança nos Gabinetes da 2ª Instância e nas Secretarias)

Projeto desenvolvido através da abordagem do Design Sprint, com servidores da área de governança, compliance e inovação, a fim de encontrar soluções inovadoras de como trazer melhorias para a governança interna na 2ª instância deste Tribunal, gabinetes e Secretarias de Câmara.

  • A solução escolhida foi a criação e entregas de ferramentas que facilitassem a gestão eficiente das unidades, entre elas:
  • Criação de uma apostila (em linguagem didática e diagramação que ajude a fixar pontos-chave e gráficos elucidativos) abordando tópicos de: governança; extração de relatórios do eJUD; metas, inspeções e premiações do CNJ; e Banco de Boas Práticas da 2ª Instância.
  • Criação de um ‘teste simulado’ baseado nas questões comumente trazidas nos formulários das inspeções do CNJ (para que as unidades pudessem testar seu grau de atendimento, naquele momento, às exigências do CNJ).
  • Criação de um painel (Qlik ou PowerBI) com informações sobre produtividade da unidade, cumprimento de metas do CNJ e índices de governança.
  • Criação da página ‘E se a inspeção fosse hoje?’, para centralizar o acesso das unidades a todas as ferramentas e materiais de campanha. A página teria um contador de dias regressivos para: o envio de dados ao DataJud; o Prêmio CNJ de Qualidade; as Metas Nacionais do CNJ; a Inspeção Ordinária do CNJ; e o Ranking da Transparência do CNJ.

 

Valorização da Participação Institucional Feminina

Trata-se de projeto para enfrentamento do macrodesafio ‘valorização da participação institucional feminina no Tribunal de Justiça’, decorrente do relatório de auditoria apresentado pelo NAI acerca do atendimento aos requisitos da Resolução CNJ nº 255/2018, que instituiu a política de incentivo à participação feminina no Poder Judiciário.


Ranking do Selo de Boas Práticas

Trata-se de projeto idealizado durante discussões do antigo GT-Inovação (atual Comissão de Inovação e Acompanhamento de Projetos Especiais – COIPE).

Com o sucesso do projeto ‘Selo de Boas Práticas’, premiação em reconhecimento às unidades que alcançam uma quantidade pré-estabelecida de boas práticas comprovadamente implementadas, cogitou-se criar um ranking que permitisse consultas sobre a quantidade de participantes, categorias de Selo, comparativos anuais, dentre outras informações relevantes.

Para visualização mais rápida e acessível, está sendo desenvolvido um painel para acompanhamento de todos os dados referentes ao Selo, que, além de divulgar as unidades ganhadoras e garantir o reconhecimento das equipes, permitirá comparar a evolução, ano a ano, da adesão às Boas Práticas.
 

Implementação de propostas do Encontro de Gestores

Trata-se da iniciativa decorrente de propostas feitas no Encontro de Gestores, evento que reuniu os responsáveis pela gestão das unidades administrativas do Poder Judiciário para promover a troca de conhecimento e compartilhamento de ideias.

O presente projeto trata, em particular, das sugestões relacionadas à ampliação da divulgação das boas práticas e dos casos de sucesso de desempenho das unidades, com o objetivo de disseminar e fomentar uma cultura de excelência no Tribunal.

Para tanto, o IdeaRio se propôs a explorar, com o auxílio das ferramentas da inovação, as possíveis soluções originais e as estratégias mais eficazes para se alcançar tal objetivo.

 

Projeto ISA

O Projeto ISA – Integração, Sensibilização e Acolhimento - foi idealizado pela Juíza Mirian Tereza Castro Neves de Souza Lima, da 1ª. Vara de Família Regional de Bangu, e enviado ao IdeaRio para desenvolvimento.

Tem como objetivo integrar informações e serviços públicos, para facilitar e garantir que os cidadãos tenham acesso a direitos e serviços essenciais.

As informações seriam disponibilizadas na página do Tribunal, através de abas específicas para o projeto, podendo, ainda, serem criadas cartilhas e vídeos curtos temáticos.

 

Formação de Laboratoristas no Âmbito do TJRJ

Em razão dos conhecimentos acumulados com os cursos de especialização e a prática diária em um laboratório de inovação – com o desenvolvimento de projetos e uso de metodologias ágeis e ferramentas da inovação, dentre os quais Design Thinking, Design Sprint – os laboratoristas do IdeaRio propuseram à Alta Administração a criação de um curso, em parceria com as escolas do TJRJ, de ‘formação de laboratorista’.

O referido curso foi aprovado com a publicação do Ato Normativo TJ nº 12/2024.